GOLPISTAS TENTAM ROUBAR MILHAS...

Atenção aos golpes na internet que visam furtar milhas



A prática de crimes cibernéticos relacionada a milhas aéreas se intensifica no período das férias, quando há uma forte tendência das pessoas se interessarem por abordagens sobre viagens. Saiba neste post como os criminosos furtam milhas e conheça dicas de como prevenir essa dor de cabeça.

| Os crimes cibernéticos


Criminosos aproveitam o interesse das pessoas por viajar, acentuado nos períodos de férias e no cenário em que vivemos de retomada do turismo, para ter acesso às contas de programas de fidelidade e se apropriar das milhas nelas existentes.

A prática criminosa na maioria das vezes se dá por meio do envio de mensagens fraudulentas (pishing) que direcionam a vítima para sites que simulam ser do programa de fidelidade.

Com o ingresso do login e senha da vítima no site fake, o criminoso se apodera dessas informações e acessa a conta do programa de fidelidade da vítima e resgata passagens ou vende as milhas existentes.

Além disso, o criminoso acessa a conta da vítima e altera o seu cadastro, de forma que nele passe a constar o e-mai e telefone do criminoso, o que permite que as confirmações positivas das transações realizadas sejam direcionadas para ele, bem como dificulta a recuperação da conta pelo seu real titular.

A arquitetura por trás dessas práticas é robusta. Os sites criados pelos criminosos são tão bem construídos que chegam a fornecer informações de voos reais para realmente induzir os usuários a erro.

Outra forma adotada pelos criminosos para capturar os dados de acesso de programas de fidelidade é a instalação de vírus em computadores compartilhados, como de hotéis e lan houses, por exemplo.

Também é possível que o criminoso se passe por atendente do call center do programa de fidelidade. Sob a alegação de atualização cadastral, o criminoso solicita os dados da vítima e a sua autenticação mediante o fornecimento ou digitação de sua senha.

Vale lembrar que as consequências negativas podem não se limitar à perda de milhas. Caso a vítima utilize o mesmo login e senha em outros sites, os criminosos também poderão acessá-los, o que poderá resultar em novas perdas.

| Dicas para evitar os golpes


A boa notícia é que os golpes podem ser evitados, se adotarmos alguns cuidados, como por exemplo: Acesse com regularidade sua conta no programa de fidelidade assim, você conseguirá perceber eventual movimentação de suas milhas não autorizada;
Verifique o endereço do site que você está acessando. Se na URL houver um texto não relacionado ao programa de fidelidade, redação errada ou uso de símbolos, não insira seu login e senha. Clicar no cadeado à esquerda da URL ajuda a constatar a segurança do site;
Não clique em links vindos de fontes desconhecidas;
Não forneça seus dados e nem insira sua senha numa ligação receptiva;
Não abra arquivos de e-mails desconhecidos, pois podem carregar vírus que irão capturar seus dados confidenciais, inclusive senhas;
Dê preferência para acessar o site do seu programa de fidelidade, digitando o endereço na respectiva barra do navegador;
Em caso de divulgação de sorteio, visite o site oficial da empresa promotora da ação para confirmar a sua regularidade;
Não compartilhe sua senha de acesso ao site do programa de fidelidade, ela é pessoal e intransferível;
Instale em seu computador um bom software de segurança; e
Crie uma senha única para cada programa de fidelidade.

Quais dessas dicas você já adota? 
Sabe de alguém que já foi vítima de “furto de milhas”? 

Até o próximo post!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

--------------------------------------------------------
Fonte: Estevam Pelo Mundo
Data: 25/07/2022 - Juliana Molinari - @quevoceviaje
---------------------------------------------------------