O QUE FAZER SE SUA MALA FOR EXTRAVIADA!

O que fazer se a companhia aérea perder a bagagem?


Uma viagem pode estar totalmente organizada e ter sido uma experiência perfeita, mas nem tudo está sob seu controle. Se a companhia perder a bagagem despachada, por exemplo, seus planos saem do previsto e é preciso manter a calma para tomar decisões.

Neste post, vamos te mostrar como lidar com essas situações e o que fazer para não ficar no prejuízo caso sua mala não chegue ao destino com você.

| Se garanta com a mala de mão

Se a companhia aérea perder a bagagem despachada, você pode se garantir, pelo menos por algumas horas, com itens básicos através da sua mala de mão.

Mais do que uma alternativa para levar parte do seus bens na viagem, ela pode te salvar em imprevistos como o sumiço dos seus pertences que foram encaminhados ao porão do avião.

Por isso, monte sua bagagem de cabine sempre levando em conta que você pode chegar ao destino e apenas com ela. Não esqueça dos seus documentos, eletrônicos, itens de higiene pessoal e, pelo menos, uma muda de roupas para emergências.


| Tenha paciência se perder a bagagem

Primeiramente, aguarde até que todas as malas sejam enviadas para a esteira correspondente ao seu voo. Esse processo pode demorar por diversas razões e a sua mala pode ser uma das últimas a saírem do avião e chegarem à restituição de bagagem.

É preciso garantir que, de fato, todos os itens que estavam no porão da aeronave já foram colocados na esteira para ter certeza de que sua mala não estava no voo.

Claro que, se isso acontecer, não será uma experiência agradável. Mas, esquentar a cabeça também não resolverá o problema. Por mais irritado e chateado que você fique, tente manter a calma. Existem algumas possibilidades para que você não acabe totalmente no prejuízo pela falta dos seus pertences.

No entanto, é importante que você esteja tranquilo para recorrer às opções e correr atrás das garantias sobre este imprevisto.

| Bagagem perdida: o que fazer?


Busque o balcão da companhia aérea

Possivelmente, próximo às esteiras de bagagens terão funcionários da companhia aérea e do aeroporto que podem te ajudar a confirmar se, de fato, todas as bagagens já foram retiradas da aeronave.

Caso sua mala não seja encontrada, você deve se dirigir ao balcão da empresa para reportar que a sua mala despachada não chegou até você.

Lá, eles irão consultar as informações através da sua passagem e do ticket de despacho e, com as informações confirmadas, os atendentes indicarão que você preencha o formulário de bagagem perdida.

Esse formulário é o primeiro passo para que a companhia tome providências para buscar pelos seus pertences, te ajude com gastos essenciais que dependiam de produtos que estavam na mala ou te reembolse pelo ocorrido.

| Acione o seu seguro de viagem

É com o formulário de perda de bagagem que você assina com a companhia aérea que você também pode receber o suporte do seguro de viagem. Esse é o documento que comprova para a seguradora a sua situação e o motivo de você estar acionando-a.

É importante que sua apólice cubra perda de malas para você poder recorrer. Por isso, escolha com muito cuidado o seguro de viagem para cada experiência e confira os detalhes sobre como funciona a cobertura para esses e outros imprevistos.

Os seguros de viagem costumam ter particularidades sobre valores, condições de pagamento parcial ou total para o cliente e diferentes critérios sobre o que se inclui ou não na apólice.

| Se perder a bagagem, não perca a esperança

Uma vez sumida não significa para sempre perdida. O formulário de perda de bagagem serve não só para você registrar seus direitos como passageiro, mas também para alertar a companhia aérea sobre a necessidade de buscar seus pertences.

As empresas possuem prazos para tentar localizar as malas registradas nos formulários e, caso encontrem, elas entrarão em contato para informar você e indicar onde recuperá-las.

Preparado para enfrentar os imprevistos das viagens? Se uma companhia aérea perder a bagagem, agora você já sabe como recorrer e tentar ser compensado.

Você ainda pode tentar se prevenir sobre essa situação com algumas dicas para manter sua bagagem segura! 

Até o próximo post!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

--------------------------------------------------------
Fonte: Estevam Pelo Mundo
Data: 28/07/2022 - Milena Lopes
---------------------------------------------------------