MARIA DA FÉ | UaiSôMochilando Blog



Maria da Fé é a cidade mais fria de Minas e também uma das que mais oferece calor humano ao visitante. Com o clima serrano, a hospitalidade do povo e a tranquilidade a cidade é gostosa de se visitar o ano inteiro. Para os amantes do inverno é ainda melhor, já que as temperaturas caem bastante, inclusive a baixo de 0º C.

A cidade tem uma grande vocação para o turismo rural e o ecoturismo. Tudo isso devido ao ambiente acolhedor da região e das belas fazendas, à ótima gastronomia, às cachoeiras e matas.

Seu artesanato usa fibra das folhas da bananeira e é comercializado até no exterior. A produção de azeite de excelente qualidade é outro destaque.

Principais atrativos de Maria da Fé

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes foi construída em 1928. Em 1940 foi pintada pelos artistas Pietro e Ulderico, indicados pelo bispo de Mariana, similar a pintura da Capela do Seminário Maior daquela cidade.

O Pico da Bandeira da região é diferente do Pico da Bandeira do Alto Caparaó. Com 1.683 metros, é o principal mirante natural da cidade. A vista é linda e ampla, sendo possível avistar toda a cidade e ainda as vizinhas Itajubá, Pedralva e São José do Alegre.
A produção de azeite tem ganhado cada vez mais adeptos. Bem famosa pelo sul do estado, a produção mineira cresce a cada ano e já colocou o estado na rota da iguaria. Maria da Fé está entre essas cidades que produzem e comercializam o azeite. Na cidade é possível encontrar oliveiras por toda a parte e esta é a grande aposta dos fazendeiros locais. Lá está situada a Fazenda Experimental da Epamig, que o turista pode visitar acompanhado de um guia.