VITÓRIA E VILA VELHA - ES

Estamos de férias no Espírito Santo e vamos trazer pra vocês o que fazer em Vitória e Vila Velha, quando estiver passeando por aqui...

Foto Acervo Pessoal / Leidiane Magalhães

Curiosidades: O Espírito Santo é o 4º menor estado do Brasil, mas é o 14º mais populoso com pouco mais de 4 milhões de habitantes. Quem nasce no estado é capixaba, que significa roça. 

Espírito Santo é um dos dois estados, junto com Santa Catarina, onde a maior cidade não é a capital. Vitória é a 3ª capital mais antiga do país e uma das três que estão localizadas em uma ilha.

Vitória não foi a primeira capital do Espírito Santo, e sim Vila Velha. É considerada a 7ª cidade mais cara do Brasil. 

É a 3ª melhor capital para se viver e com o 5º maior IDH do Brasil. Possui a 3ª maior festa religiosa do país, a Festa de Nossa Senhora da Penha.


| O que fazer em Vitória

Catedral Metropolitana de Vitória



Antes de sua construção, no local havia uma pequena igreja barroca que era a matriz. Com o crescimento da cidade, um novo projeto para a catedral foi desenvolvido em estilo neogótico, que lembra muito a Catedral de Colônia, na Alemanha. Levou mais de 50 anos para ficar pronta, na década de 70.

Palácio Anchieta


Sede do governo do estado, construído em 1551 pelos jesuítas. 

O prédio é lindo tanto dentro quanto fora e, antes de se tornar sede do governo em 1945, já foi uma igreja e um colégio. Apesar de ter enfrentado três grandes incêndios, o edifício está totalmente restaurado e é um importante parte da história da cidade, tanto que é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. E da varanda, podemos ver o porto de Vitória.

Praia de Camburi



Apesar de não ser uma praia muito frequentada para banho, é famosa na cidade porque muita gente vem para caminhar e praticar esportes e outras atividades, tanto na faixa de areia quanto no calçadão.

Foi nessa região que ficamos hospedados e que nos sentimos muito bem acolhidos no município de Vitória.

| O Que Fazer em Vila Velha

De carro, em 15 minutos você sai da capital Vitória e chega na antiga capital Vila Velha. Basta atravessar a Terceira Ponte. 

Convento da Penha


Visitamos o famoso Convento da Penha. 

Para subir, você pode ir a pé 1500 metros morro acima, ou esperar pela van (R$10,00 ida e volta) que leva os turistas até o topo.

Outro caminho para se chegar ao topo é pela ladeira da penitência, são 500 metros acima por um caminho tortuoso e íngreme. Este foi o primeiro caminho para se chegar ao convento, construído muitos séculos atrás.

A construção do Convento da Penha aconteceu porque um frei, em 1558, encontrou um quadro de Nossa Senhora das Alegrias no topo deste morro. 

Como um sinal, ele decide construir uma capelinha em homenagem a São Francisco no topo do morro. E, a partir disso, o convento começou sua ampliação e hoje é um complexo bem grande. Os mirantes do local são lindos, aproveite para apreciar as vistas.


Fábrica da Garoto



Embora todos tenham o hábito de dizer apenas "Fábrica da Garoto", é importante que você saiba que na verdade o que existe é um complexo da Garoto, que reúne o Museu do Chocolate (que conta toda a história da Fábrica, mas que não deu tempo de visitar), a Fábrica de chocolates (mas o Chocotour está suspenso desde o início da pandemia) e a Loja, onde são vendidos os deliciosos chocolates e lembrancinhas da marca Garoto. 



A loja da Garoto é uma verdadeira tentação para os amantes do chocolate, como nós. Nela você irá encontrar uma imensa variedade dos produtos da marca, cestas de presente, lembrancinhas como chocolates na panelinha de barro, etc.

Outro diferencial são os famosos bombons da caixa amarela vendidos a granel, por peso. A vontade é de levar quilos e mais quilos para casa, mas não espere encontrar preços menores do que nos supermercados.

A Loja funciona de segunda a sexta das 9h as 17h e sábados das 9h as 14h.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!

--------------------------------------------------------
Fonte:  Junior de Carvalho
Data: 13/11/2022 - UaiSôMochilando
--------------------------------------------------------