INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA VIAJAR COM CRIANÇA

Viagem com crianças: informações, dicas e principais destinos

Dicas de Viagem

Encarar uma viagem com crianças pode ser um desafio para os papais e as mamães, mas também um descanso necessário para que a família possa recarregar as energias. Seja nas férias, em feriados prolongados ou até mesmo em um fim de semana, viajar com os pequenos requer um bom planejamento e bastante organização para eliminar riscos de imprevistos.

Neste post, vamos apontar os destinos mais adequados para viajar com crianças no Brasil e no exterior, dicas para montar malas e roteiros de viagem, a documentação que você precisa providenciar e muito mais. Vamos lá!

| COMO SE PREPARAR

A rotina em família pode ser bastante prazerosa: refeições com os filhos, o cotidiano escolar, a constante troca de experiências e afetos, e por aí vai, mas essa mesma rotina muitas vezes desanima os pais de planejar uma viagem com os filhos, já que longe de casa o dia a dia pode ser bastante diferente.

O que nem todo mundo sabe é que isso não é necessariamente uma coisa ruim. Com o planejamento adequado, é possível viver experiências enriquecedoras com os filhos mesmo em outra cidade ou até em outro país.

A chave para o sucesso é a organização desde o primeiro momento: atenção com a escolha do destino, a documentação exigida, a montagem das malas e o roteiro de atrativos, entre outros.

Se você nunca planejou uma viagem com os pequenos antes, não se preocupe! Nós vamos te ajudar no passo a passo dessa aventura. Veja só!

| Vale a pena viajar com crianças?

Fonte: Pxhere

Uma viagem com crianças pode ser uma maneira lúdica de aprender coisas novas ou conhecer lugares e culturas diferentes, como se uma porta mágica se abrisse entre a criança e o mundo a ser explorado.

Além disso, pode ser uma oportunidade para a família se relacionar de maneira saudável, compartilhando experiências enriquecedoras longe de casa.

As atrações que podem agradar os pequenos são diversas, de parques temáticos a espaços ao ar livre, passando por museus interativos, teatros, cenários naturais e muito mais.

Antes de embarcar em sua viagem com crianças, é importante ficar atento às condições climáticas e ao calendário para evitar surpresas desagradáveis.

Alguns destinos são conhecidos pelas temperaturas extremas, como calor intenso ou frio congelante, o que pode ser desconfortável para adultos e ainda mais difícil para crianças.

Por isso, o ideal é procurar viajar em estações com clima ameno, ou seja, mais confortável para passeios e atividades ao ar livre, para que a experiência seja ainda mais positiva.

A data da viagem também faz toda a diferença, já que muitas vezes o único período disponível para viajar com os filhos é justamente a época das férias escolares, quando os principais destinos turísticos estão abarrotados de gente.

Neste caso, é ainda mais importante fazer um bom planejamento e garantir suas reservas de passagens e hospedagem com antecedência: assim você evita os preços salgados reservados aos viajantes que deixam tudo para a última hora.

| Dicas de viagem com crianças

Fonte: Pixabay

Antes de embarcar em uma viagem com os pequenos, você precisa fazer um bom planejamento para não ficar na mão em caso de necessidade longe de casa.

Confira nossas dicas de viagem com crianças!

1. Confira se o destino escolhido é um bom lugar para viajar com criança

Quando vai viajar sozinho ou com outros adultos, é natural que o viajante pesquise sobre o destino escolhido para encontrar as atividades e atrações mais interessantes, certo?

Em uma viagem com crianças, essa preocupação também é essencial.

Você precisa saber se está escolhendo um destino amigável para crianças, com atrações divertidas para os pequenos e boa estrutura, com farmácias, mercados, restaurantes, bancos e tudo mais que você possa precisar em caso de imprevisto.

2. Fique atento à documentação

Se você está planejando viagens internacionais com filhos pequenos, é natural que se preocupe com a documentação necessária para embarcar, como passaporte dentro da validade, vistos e Certificação Internacional de Vacinação.

O que nem todo mundo sabe é que a documentação para viagens nacionais com menores também requer planejamento e cuidado.

Em viagens pelo Brasil, seja de carro, avião ou ônibus, os responsáveis precisam portar a carteira de identidade da criança ou a certidão de nascimento original. Essa documentação serve para comprovar o parentesco do menor com o adulto com quem está viajando.

Caso a criança esteja viajando com uma pessoa com quem não tem parentesco, é preciso providenciar uma autorização oficial assinada pelos pais, que pode ser adquirida em cartórios.

3. Faça uma checklist de viagem com crianças pequenas

O preparo da bagagem é uma etapa fundamental do planejamento de viagem, ainda mais importante quando estamos falando de viagens com crianças pequenas.

Uma boa maneira de se certificar de que não vai esquecer nada é criar um (ou mais) checklists com os itens essenciais, como documentos importantes, roupas, remédios, aparelhos eletrônicos, entre outros. Essa dica usamos mesmo sem estar viajando com crianças.

Depois de criar as listas, é só ir marcando os itens que já tiver colocado nas malas para garantir que nada será esquecido.

Além de se preocupar com a bagagem, o viajante também deve fazer um planejamento para a viagem propriamente dita: fraldas para utilizar durante o voo ou o trajeto por terra, lanches, travesseiros, brinquedos para distração etc.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!