BRUMADINHO - MG | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho.



Que tal sair da rotina mineiro, belo-horizontino? Então, saindo da capital mineira, vamos a mais um passeio improvável, "pertim" de casa como tem que ser para a aventura ser viável. então "bora lá"!
Hoje vamos falar então de Brumadinho, um distrito mineiro na região metropolitana da capital, o trajeto leva aproximadamente uma hora, pois são cerca de 60 km de estrada até o centro da cidade.

Cachoeira das Ostras

Após chegar no centro da cidade, mas 40 km e mais uma hora de estrada e cerca de mais uma hora de trilha, uma verdadeira aventura para chegar até a cachoeira. Nos decepcionou devido a tudo o que nos contaram a respeito da cachoeira, mas não deixou de ser uma boa aventura.
De mais interessante a pela paisagem e a trilha que é convidativa para que é adepto deste tipo de esporte e certamente o fato de estar em um lugar totalmente diferente do convencional, como é a proposta, faz deste lugar uma boa opção.

Parque Estadual do Rola Moça


O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, é um parque que está há 30 minutos da capital mineira. Sem discussão, uma opção bem próxima. São 28 km, em uma boa estrada e que com planejamento dificilmente terá algum contratempo.
O Lugar nos surpreendeu, é ótimo para quem curte aventuras em parques, mas há de se ressaltar que não pode ter medo de altura e nem receio de caminhar longas distancias em trilhas para se apreciar os mirantes e as belas paisagens.
Falando em "mirantes", são o ponto forte do parque, sempre um mais bacana que o outro. São muitos mirantes naturais ao longo do parque, sendo o parque um lugar para apreciar com a família, amigos... sugiro prosseguir até o vilarejo de Casa Branca e almoçar em algum restaurante local. 

É com toda certeza uma opção de passeio para quem quer curtir um final de semana diferenciado longe do estresse do meio urbano.


Vimos outras alternativas, mas depois de estudar a fundo percebemos que não era vantajoso.  Tem a Cachoeira da Toca de de Cima, mas obtivemos a informação de que ela é tem muita correnteza e que está muito suja devido ao falta de educação de frequentadores. "triste" Cheguei a ver fotos na internet e gostei do lugar. Brumadinho tem o Inhotim, mas este lugar merece uma matéria especial e especifica pois para se aproveitar o Inhotim, ou você vai cedinho ou vai em dois ou três dias.


Gente, esta série está dando um pouco de trabalho de fazer, mas estou gostando muito, principalmente porque eu estou percebendo que há lugares que são literalmente "ali" e que não são valorizados e que com um pouquinho de planejamento e pouquíssimo dinheiro, pode-se fazer um passeio muito legal.

Dica da Semana:

Infelizmente este passeio é recomendável para ser feito de carro. Beba muita água, se planeje, e tenha um GPS, pois nem os vigias do parque estão sabendo dar informações, é serio viu gente!