LAGOA DOURADA | UaiSôMochilando Blog

DICA DE GASTRONOMIA.



Em Lagoa Dourada todo mundo passa o dia enrolando. Literalmente. A cidade mineira é conhecida como a capital mundial do rocambole. Nem é preciso procurar muito. 

A TERRA DO LEGÍTIMO ROCAMBOLE.


Como a Estrada Real corta o município bem na área urbana vai ser fácil encontrar o doce pitéu. As lojas que vendem toda a sorte e tipos de rocambole estão uma ao lado da outra à margem da BR 383 – a principal avenida da cidade. Difícil mesmo é saber qual é o “legítimo” ou o “autêntico”, pois todo mundo coloca uma plaquinha na porta chamando para “o verdadeiro” rocambole de Lagoa Dourada.

Lagoa Dourada faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes – um dos inteligentes produtos turísticos oferecidos pelo estado de Minas Gerais. Fica a 30 quilômetros do município de Entre Rios.


Estávamos aqui, então, para a sobremesa (que não experimentamos em "DESBRAVANDO A ESTRADA REAL"). Fomos direto onde a história começou, na loja O Legítimo Rocambole. A receita é passada de pai para filho há gerações. 

Reza a lenda que a batedeira onde a massa é preparada é a mesma há mais de 100 anos, acho que é mentira...., pois não vimos a engenhoca trabalhando.

Há várias recheios: nozes, brigadeiro, goiabada, doce de leite, entre outros. Experimentamos o de goiabada (muito doce, mas com uma massa de derreter na boca) e o de doce de leite (mais equilibrado), simplesmente fantastico! 


DICA: caso não queira comer na hora, há embalagens para levar para casa. E se você estiver em Tiradentes não é necessário ir a Lagoa Dourada, pois há uma filial em São João del Rei, na BR 265, no trevo do Elói