PORTO SEGURO - BAHIA | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho


Esse "novo e velho" destino, é um lugar no qual tenho um carinho imenso, afinal foi onde o Brasil começou, segundo a história. Estive em Porto Seguro por quatro vezes, mas esse post considera a nossa ultima passagem por lá como referência.


Foto: PortoSeguroTur
Essa praia é um paraíso, uma delicia , o mar calmo até mesmo quando a maré tá alta, muitas opções de barraquinhas, com preços acessíveis, tem pra todos os bolsos e gostos, mais se não quiser sentar em uma é só estender uma canga e se deliciar com a paisagem e com o banho de mar.

Em relação a avenida Beira Mar, não compreendo porque, devido ao volume de pessoas e carros na estrada, até hoje a prefeitura não faz uma ciclovia no acostamento, com faixas elevadas de pedestre e iluminação para a noite.

As pessoas precisam se exercitam no acostamento correndo risco de machucar e para atravessar, precisamos contar com a boa vontade dos motoristas.

| CABANA ÁREA BEACH

Foto: TripAdvisor
Enquanto alguns turista se iludem com o Axé Moi ou com o Toa Toa, escolhemos a calma e a boa estrutura do Área Beach, muito mais tranquilo, bom atendimento, de ruim mesmo só a insistencia do garçon no primeiro dia.

COZINHA : Brasileira, Pizza, Frutos do mar, Sul-americana

VANTAGENS : Mesas ao ar livre, Bufê, Lugares para sentar, Estacionamento privado grátis, Cadeiras para bebês, Acesso para cadeirantes e Bar completo.

| CIDADE HISTÓRICA DE PORTO SEGURO

Foto: Sueds Hotels
O Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) é um dos pontos de partida para quem visita a Cidade Histórica de Porto Seguro (também chamada de Cidade Alta). Ele foi trazido de Portugal na época do descobrimento, mas há muitas histórias em torno de sua origem.

Foto: Portal Viajar
É como uma certidão de nascimento do Brasil.
No entorno da Praça Pero Campos de Tourinho ficam importantes prédios que deram origem à cidade fundada em 1534. Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Como contaremos mais abaixo, todos os anos, perto do dia 22 de abril, acontece a Semana do Descobrimento e esse ano a igreja ganhou uma incrível projeção contando a história da região.

Foto: Solar do Imperador
Ao lado fica a antiga câmara e cadeia onde hoje funciona o Museu do Descobrimento. Dente as peças em exposição, há um pouco da cultura indígena e instrumentos usados pelos portugueses para navegação.
Seguindo por trás do museu chega-se à Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, que raramente abre, só em datas especiais e sem aviso prévio. Isso por conta do seu rico acervo sacro e o risco de roubos. 
Ali perto fica o Farol de Porto Seguro, com uma linda vista do mar e da cidade moderna. Assim como na Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador, aqui já virou costume que os turistas amarrem suas fitinhas. Traga as suas.

| PASSARELA DO DESCOBRIMENTO 
  Passarela de Álcool

Foto: Rede Soberando
Misto de shopping center com zona boêmia, a Passarela do Descobrimento (mais conhecida como Passarela do Álcool), no Centro da cidade, é o ponto de encontro para o pré-night. Por lá estão lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas ao entardecer. 

Foto: Guia Viagens Brasil
É o melhor lugar para degustar a culinária típica baiana e também delícias à base de frutos do mar. No finalzinho da passarela, na travessa conhecida como “O Beco”, concentram-se alguns dos bares e restaurantes mais aconchegantes e sossegados da área.

Foto: Acervo Pessoal 

A Passarela do Álcool é o ponto mais popular da cidade à noite. A área, cheia de casinhas coloridas, fica repleta de barracas vendendo bebidas e artesanato, com muitas pessoas nos bares e nos restaurantes. Esse é um programa indicado para pessoas de todas as idades, incluindo famílias com crianças.

O horário de funcionamento da Passarela do Álcool em Porto Seguro tem início às 18h, mas não tem um período de término. Aliás, é por volta das 22h que o local fica mais lotado, devido aos seus bares.