menu

3 de novembro de 2021

CAETÉ - MG | UaiSôMochilando Blog



Caeté é uma das mais antigas cidades mineiras. A pequena e tranquila cidade, retrata bem o passado de Minas Gerais. Para isso, a cidade conta com vasto patrimônio histórico, cultural e ambiental, com grande parte deste acervo ainda muito bem conservado.


A cidade se encontra aos pés da Serra da Piedade, que é considerada um importante marco turístico, religioso e ambiental do Estado, cujo topo abriga o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

No mesmo lugar, pra quem gosta de observar as noites de lua cheia ou eventualidades astronômicas, funciona o Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Principais atrativos de Caeté

Entre os museus há o Museu da Cachaça, com cerca de oito mil rótulos, entre os quais destacam-se a raríssima Monjopina e uma Havana de 1960; e o Museu Solar do Tinoco com móveis da família dos ex-governadores João e Israel Pinheiro.


O Chafariz da Cadeia Velha foi construído pelos escravos em 1800 e foi edificado entre colunas de alvenaria de pedra. Já o Pelourinho do Poder é datado de 1722 e simboliza o poder Real da Vila. Construído em blocos de pedra, era usado para expor os escravos e criminosos à vergonha, quando apanhavam em público.

Para quem não dispensa o contato com a natureza, a dica fica por conta da Cachoeira de Santo Antônio. Fica distante 17 quilômetros do centro de Caeté, no distrito do Morro Vermelho. E possui uma queda de 80 metros, formando um grande lago. Há ainda a Pedra Branca, bloco de pedra de aproximadamente 60 metros, muito procurada pelos amantes da prática de alpinismo.