RIO ACIMA - MG

Por: Junior de Carvalho


Fala galera mochileira, tudo bem com vocês?

Hoje é o primeiro post da série passeios improváveis.

Rio Acima é um  município na região metropolitana de Belo Horizonte, que escolhemos justamente por ser próximo da capital mineira e estar a 38 km do centro de BHte. O que nos dá uma boa possibilidade de conhecer um lugar realmente perto e com pelo menos três atrações que vamos destacas agora pra vocês.



CACHOEIRA CHICA DONA:


A primeira é cachoeira Chica Dona. Seguindo por mais 17 km, é possível descobrir um lugar totalmente bacana escondido em meio ao ambiente urbano de nosso cotidiano, também é de se surpreender que não há estrutura turística no local e há pouca sinalização indicativa sobre como chegar.

Por outro lado a cachoeira é linda, vale a pena cada minuto desfrutado, cada instante investido para se chegar ali. A queda d água tem aproximadamente uns 70 metros, com água apropriada para banho e ambiente bem familiar.


O local é de propriedade particular, pode-se acampar fazer churrasco e para entrar cobram cerca de R$10,00 (dez reais).


MIRANTE SERRA DO GANDARELA:


O segundo é o Mirante da Serra do Gandarela, um daqueles lugares em que a vista é de tirar o fôlego e ficar apreciando a bela paisagem até onde a vista alcança. Partindo do centro de Rio Acima, se anda cerca de 19 km e se encontra este local, há aproximadamente 1h de estrada, um dos passeios que recomendamos para quem quer aproveitar o final de semana bem perto.


Este passeio é mais recomendável para quem curte refletir, ver a natureza, trilha, estas coisa.


CACHOEIRA DO ÍNDIO:


Terceira recomendação, cachoeira do Índio. Para se chegar nesta cachoeira foi mais complicado por se tratar de uma estrada mais esburacada que as demais, são apenas 10 km, mas a recompensa também foi melhor, uma cachoeira linda no meio da mata. 

Nesta simplesmente você tem de deixar o veiculo na estrada e seguir na trilha, que não tem qual quer sinalização e para chegar até a cachoeira.


--------------------------------------------------------------------------------

TREM DAS CACHOEIRAS - DECEPÇÃO

Havia uma quarta recomendação que faríamos, que seria o Trem das Cachoeiras, mas soubemos que está desativado por tempo indeterminado.  Se alguém souber nos passar alguma informação ou se a informação que nos passaram não procede, entrem em contato ou deixem um comentário na postagem para que outros mochileiros possam conhecer também este passeio.



#FICAADICA

Para quem desejar ficar o final de semana, nossa dica é, há pequenas pousadas de 3 estrelas a partir de R$172,00 (cento e setenta e dois reais) o casal a diária, que pode compensar dependendo do caso.