menu

7 de outubro de 2015

ITACARÉ - BA | DE FÉRIAS 2015

Por: Leidiane Magalhães



O que dizer de nossa passagem por Itacaré? Bom a cidade é linda, desenhada por belas paisagens e praias encantadoras.
Localizada no litoral sul da Bahia, entre o mar e a Mata Atlântica, ela fica 72km de Ilhéus, aliás descemos no aeroporto Jorge Amado, que por sinal é muito pequeno e sem estrutura para receber os turistas.


Situada a margens do Rio de Contas, Itacaré é o único trecho do litoral baiano com praias separadas por costões de Mata Atlântica.
O centro da cidade tem uma estrutura simples, mas que atende a população moradora e aos turistas com tranquilidade.
A parte principal da cidade é a Rua Pituba, onde tivemos a oportunidade de experimentar variedades gastronômica.


O interessante é que a maioria dos estabelecimentos pertencem a pessoas que vem de outros países ou da parte sul ou sudeste do nosso país. Povo acolhedor e comida muito boa!



A vida da cidade é comum a qualquer outra, claro que as crianças e os adolescente, faixa etária predominante sai da escola e tipo a atividade e .... Praia kkkkk.

No final de semana a galera fica na praia batendo uma bola, flertando é lógico com as garotas da redondeza. Já os turistas curtindo a praia tranquilamente, ouvindo um som, comendo uns petiscos e tomando uma gelada.

Eu como boa observadora que sou vi uma cena que me deixou feliz e cheia de esperança, teremos um país menos preconceituosas no futuro! Uma criança chegou toda alegre para sua mãe mostrando a nova amiga que acabaste de fazer, ficando nítido a educação familiar recebida. Contraste perfeito da nossa sociedade preto e branco, classe D e classe A.

As Praias Urbanas de Itacaré - BA

As quatro praias, que pertencem a cidade, são incríveis. Cada uma com sua beleza particular. 



Ficamos na Pousada Villa N´kara......


A primeira praia que conhecemos foi a Praia da Concha, que fica a 5 min da pousada, tem águas calmas e é ideal para quem não sabe nadar (ou que tem criança), além de ser ideal para ver o pôr do sol. 



Como as praias de Itacaré são curtas, conhecemos no segundo dia as quatro praias urbanas, sendo elas: Praia do Resende, que é a primeira praia da estrada, pois elas ficam em sequência como descreveremos aqui.

A Praia do Resende possui muitos coqueiros, areia é branca, piscina naturais e boas ondas para o surfe.


Praia da Costa ela é pequena, não aparece no mapa, o visual e perfeito, porém, não e indicada para banho por causa da correnteza, descansamos na área gramada no entorno, onde e possível encontrar muitos hippies fazendo artesanatos. 


A ultima foi a praia da ribeira, chamada assim porque possui um ribeiro e muitas barracas que atraem famílias com crianças. Ela e bem frequentada, isso acontece por ser a ultima praia acessível para ir de carro.

Por fim a arquitetura local é marcada por antigos casarões e sobrados, fruto da prosperidade cacaueira. O agito é embalado ainda pelo tradicional forró pé de serra ou pela capoeira. 
Valeu cada dia nessa cidade! Povo receptivo e acolhedor (característica de destaque na Bahia), nosso desejo é voltar para conhecer o que não tivermos a oportunidade no decorrer dessa.

OBS: os vídeos foram privados devido a mudanças no canal e serão reeditados.