TRANCOSO - PORTO SEGURO BA | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho


Um pequeno pedaço do paraíso, descoberto por hippies nos anos 70, continua preservando sua essência idílica.
Uma região cheio de belas praias e o cenário do Quadrado – a praça central da vila emoldurada por casebres coloridos, como um campo de futebol e no fundo uma igreja (igreja de São João Batista) que possui ao fundo um mirante de onde se ver boa extensão da praia.
O povoado, hoje, tem pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes estrelados que atraem ricos e famosos. Entretanto continua sem iluminação pública no Quadrado, obrigando os estabelecimentos que espalham mesas e cadeiras embaixo das frondosas amendoeiras a acenderem velas quando a noite cai.
O centrinho também permanece fechado para a circulação dos carros e algumas praias são acessíveis apenas depois de uma boa caminhada, como a deserta Ponta de Itaquena e a badalada Rio Verde, com clubs de praia que capricham nos pufes, nos drinks e na boa  música.

Independente dos estilos, as tribos só precisam entender o calendário de Trancoso para não terem o passeio frustrado. Caso o intuito seja fazer festa, escolha o Réveillon, quando o vilarejo fica completamente lotado. Já para curtir a essência tranquila do local, venha fora de temporada.