CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA - MG | UaiSôMochilando Blog



Conceição de Ibitipoca é uma pequena e tranquila vila mineira com ruas de pedras, casinhas coloridas, bares descolados e muita beleza ao redor. Um lugar perfeito para relaxar, curtir a natureza e se deliciar com aquela comidinha mineira que a gente ama. E o melhor, gastando pouco.
Distrito de Lima Duarte – Minas Gerais, Conceição de Ibitipoca fica perto de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Distante cerca de 4 horas do Rio de Janeiro, é um destino perfeito para uma viagem de fim de semana.

A vila é uma graça, cheia de ladeiras, ruas de pedras e pouquíssimos carros. Bem arborizada, limpa e organizada, Ibitipoca mantém um clima gostoso de cidade do interior, com casas simples, igrejinhas charmosas e lojinhas de artesanato. Tudo é bem simples e rústico, o que proporciona um ambiente descontraído e acolhedor, onde o tempo passa mais lento e as pessoas vivem mais intensamente.


A principal atração do lugar é o Parque Estadual do Ibitipoca, um paraíso repleto de cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões, cercado por um mar de morros belíssimo.


As trilhas do Parque são bem sinalizadas e de fácil acesso, algumas mais curtas e outras que duram o dia todo. Antes de começar a caminhada vale a pena passar no Centro de Apoio ao Turista. Lá você encontra mapas dos principais circuitos disponíveis aos visitantes e explicações das principais atrações do Parque.
O Parque também disponibiliza área para camping com excelente infraestrutura de banheiros, lanchonete e restaurante.




Para conhecer o parque existem 3 circuitos principais: Circuito das Águas, Janela do Céu e Pico do Pião.





Circuito das Águas

O Circuito das Águas é uma caminhada leve de 5 km que garante vistas belíssimas e muitas paradas para banho nas refrescantes águas cor de coca-cola das cachoeiras do Parque. A caminhada visita ainda belos mirantes, grutas e paredões imensos.

As principais atrações desse circuito são Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Paredão de Santo Antônio, Cachoeira dos Espelhos e Cachoeira dos Macacos.



Janela do Céu

 A Janela do Céu é uma maravilhosa cachoeira na beira de um penhasco, que, emoldurada pela vegetação, tem a forma de uma janela com uma linda vista para o céu e para o mar de morros.


O circuito da Janela do Céu é o maior e mais pesado do Parque, com 16 km ida e volta e duração média de 7 a 8 horas, atravessando o parque de norte a sul. O caminho é belíssimo, sempre rodeado pelo mar de morros, passando por grutas cheias de histórias e pelo ponto mais alto do Parque, o Pico da Lombada, com 1.784 metros.

Pico do Pião

O Pico do Pião é o segundo ponto mais alto do Parque Estadual do Ibitipoca, com 1.722 metros de altitude. A trilha é de dificuldade média e possui 11 km ida e volta. Do seu topo é possível ter uma bela visão de 360 graus do Parque.