CAXAMBU - MG | UaiSôMochilando Blog


Caxambu é uma cidade rica em águas minerais, gasosas e medicinais que se desenvolveu ao compartilhar suas riquezas e que leva o título de maior complexo hidromineral do mundo em variedade de água com propriedades diferentes.

Na cidade os adultos encontram diversas opções que os levam a mais pura sensação de saúde e bem-estar por meio dos banhos, duchas e massagens. Para crianças há diversão nas quadras, no lago com passeios de pedalinho e nas piscinas de água mineral.

O ar de cidadezinha do interior também está presente. Passeios de charrete apresentam o centro e são perfeitos na hora das compras. Além disso, o clima de Minas fica ainda mais evidente na pequena Baependi, a apenas oito quilômetros da cidade e cercada por cachoeiras e piscinas naturais.


Principais atrativos de Caxambu


O Parque das Águas conta com 12 fontes naturais e estrutura completa para diversão. No Balneário de Hidroterapia há banhos de sais, de espuma e de duchas escocesas, além de massagens e sauna.


A cidade tem ainda um teleférico, onde um bonito percurso de 900 metros atravessa uma parte do parque até o Morro do Cruzeiro, com uma bela vista das montanhas da região.

A Praça XVI de Setembro tem amplos jardins floridos, bancos e belas árvores. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o local conta ainda com um coreto de 1913 decorado com uma pequena cascata e uma fonte.

O Museu de Caxambu desenvolve ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Caxambu e região.
Talvez o correto seria denominar o Museu Caxambu como galeria, uma vez que não possui acervo e só realiza exposições temporárias.

Apesar disso, em Janeiro de 2019 estava em exibição uma simples, porem muito bela exposição sobre os 150 anos da visita da Princesa Izabel a Caxambu.
Com reproduções de varias fotografias de interesse histórico, textos sucintos, e a exibição de replicas de vários objetos, entre os quais, a famosa pena ( caneta) que foi utilizada pela princesa para a assinatura da Lei Aurea, a equipe do Museu mostrou que pode-se fazer mostras de qualidade com pouco orçamento praticamente sem acervo.
Vale destaque para o prédio histórico e o local onde se situa, uma das joias arquitetônicas da cidade.

Curiosidade:


No século 19, a família imperial saiu do Rio de Janeiro em direção a Caxambu em busca das propriedades medicinais das nascentes da cidade. 
Os ilustres visitantes foram homenageados e batizam hoje algumas das doze fontes do cartão-postal Parque das Águas. 
Entre elas está a D. Pedro, uma das mais concorridas e que exibe uma imensa coroa dourada.