DICAS PARA SUA MALA DE BORDO | UaiSôMochilando Blog

Dicas para levar mala de bordo nas viagens



A mala de bordo é, definitivamente, a bagagem mais prática para quem vai viajar de avião. Sabendo organizá-la, otimizá-la e tendo-a sob os padrões e regras de viagem, é muito cômodo levá-las com você no voo.

Afinal, elas normalmente estão inclusas na passagem e você poderá, ao menos, levar tudo de mais importante com você durante todo o trajeto.

Para te ajustar a saber mais detalhes sobre as malas de mão, suas vantagens e desvantagens, modelos e mais, criamos este post com várias informações acerca delas.

Sobre as malas de bordo

Essas bagagens são aquelas que podemos levar do voo e podemos acomodá-las nos compartimentos superiores ou, algumas vezes, sob a poltrona da aeronave. Mas, em algumas ocasiões, podemos ficar em dúvida sobre o que podemos levar e quais as dimensões e peso limite destas malas, por exemplo. Mas, vamos te explicar tudo aqui abaixo!

Qual o tamanho de uma mala de bordo

No Brasil, as companhias aéreas seguem um padrão para as dimensões de mala de bordo que são as medidas limites de: 55cm x 25cm x 35cm.

Assim, elas podem caber perfeitamente nos compartimentos superiores das poltronas, que é o local ideal de acomodá-las.

Quantos kg posso levar na mala de bordo

Da mesma forma que o tamanho, o padrão nas principais empresas que operam dentro do Brasil é que a bagagem de mão tenha até 10kg. Caso exceda muito este peso, pode ser que a empresa solicite que você despache sua mala. Essas regras são válidas para viagens domésticas.

Apenas a Latam permite que sua mala de bordo chegue a até 16kg, caso você esteja voando de Premium Economy ou Premium Business no voo nacional.

Já em voos internacionais, apesar das dimensões de tamanho serem as mesmas, normalmente as companhias permitem que você leve um pouco mais de peso. Em média, a maioria das empresas aceita 12kg na mala de mão. No entanto, é importante conferir os detalhes com a cia. e o que está incluso na tarifa e classe de cabine da sua passagem.

O que eu posso levar como mala de bordo

Mochilas, malas pequenas, bolsas, bolsa de notebook e bolsa de bebê normalmente se enquadram nos tamanhos de mala de bordo.

Para empresas que permitem o transporte de animais de estimação dentro das cabines, a bolsa ou gaiola do pet também pode ser considerada bagagem de mão (contanto que siga as regras de tamanho).

O que eu posso levar ou não na mala de bordo

Tome cuidados com os itens que pretende levar na bagagem de mão. Alguns são proibidos de serem transportados dentro cabine e, por isso, é sempre importante conferir as regras do que é permitido ou não levar.

Objetos pontiagudos e/ou cortantes, lâminas, armas, líquidos inflamáveis e materiais explosivos são alguns exemplos de itens estritamente proibidos em voos. Confira lista completa da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac)!

Já existem outros objetos e materiais que vão depender das regras da própria companhia, que, seguindo ao menos a exigências da Anac, ainda podem determinar uma lista extra do que pode ou não ser transportado nas cabines das suas aeronaves.

Líquidos, por exemplo, podem variar de empresa para empresa. Algumas permitem que você transporte recipientes de até um litro em voos nacionais, mas com um limite de unidades.

Já outras seguem regras mais restritas dentro do Brasil, assim como em voos para fora. Em rotas internacionais, é comum a exigência de que os líquidos estejam em embalagens de 100ml e que cada passageiro tenha, no máximo, um litro em materiais no total.


Vantagens e desvantagens de levar mala de mão

Vantagens:

Praticidade é a principal vantagem de levar a mala de mão com você em um voo. Se você fará uma viagem curta, ou se precisa levar alguns itens consigo para usar durante a viagem e conexões, ou ainda quer economizar e otimizar levando apenas essa bagagem, a bagagem de bordo será perfeita.

Dentre as vantagens, estão também a possibilidade de você poder fazer seu check-in online e, ao chegar no aeroporto, poder ir direto para a segurança e sala de embarque.

Ao fim da viagem, você também não perderá tempo na esteira aguardando sua mala despachada. Assim que sair do voo, você pode seguir para o seu destino tranquilamente.

Além disso, na grande maioria das companhias aéreas, as bagagens de mão já estão inclusas na passagem, na maioria das tarifas. Desta forma, elas também são uma maneira de economizar, caso você vá viajar com poucos itens.

Desvantagens

Alguns aspectos podem ser desfavoráveis a depender do tipo de viajante que você é, quanto tempo ficará e o que deseja levar na viagem.

É que determinados produtos e equipamentos, por exemplo, não podem ser transportados na cabine e precisam ser despachados. Então, viajar somente com a bagagem de bordo pode não ser uma solução.

Outro motivo é se você está embarcando com uma mala de mão lotada, sobretudo para um destino turístico.

Se fizer alguma compra e precisar colocar qualquer coisa a mais na bagagem pode ser que não caiba ou que ela extrapole o limite de peso. Com isso, você precisará de uma bagagem extra ou terá que despachar sua mala.

Se quiser se prevenir, viaje com ao menos um pouquinho de espaço na bagagem de bordo ou já reserve sua passagem com malas de despache inclusas, ao menos para a volta.

As companhias aéreas nacionais cobram pelo transporte de malas nos porões das aeronaves. Mas, se você reserva antecipadamente, pagará menos. Confira aqui quanto custa despachar malas em voos dentro do Brasil!

Para viagens internacionais, há companhias que cobram e outras que já incluem o despache na passagem. Leia mais aqui sobre as malas transportadas no porão dos aviões em voos para outros países!

Melhores malas de mão

Cada tipo de viajante e de viagem pode ter um tipo de mala ideal que pode ser transportada na cabine das aeronaves.

Mochilas, que cumprem os tamanhos estabelecidos, são boas opções para quem está levando pertences de valor e itens que serão essenciais durante o trajeto e a viagem. Aos turistas que vão passar poucos dias no destino, elas são uma alternativa boa para ser prático. ou, aos que estão apostando das viagens otimizadas e baratas, as mochilas mais reforçadas, com maior número de compartimentos e divisórias são perfeitas.

Elas também são uma opção para quem vai viajar com mala despachada e precisa apenas levar poucos pertences essenciais consigo, mas de forma segura.

Para quem viaja a trabalho, estudos breves ou ainda como turista e precisa levar um número maior de pertences ou quer transportá-los em um espaço mais seguro, uma mala pequena de policarbonato ou tecido resistente é uma boa opção.

Quando bem organizada, nelas podem caber mais itens do que em uma mochila, por exemplo.

Se você vai viajar com crianças pequenas, opte por dedicar o espaço da bolsa ou mochila de bordo para os pertences e itens essenciais para atendê-la durante a viagem.

Lembre que itens pequenos, como bolsas e mochilas que tenham, em média, 45cm x 35cm x 20cm, eletrônicos em capas próprias e sacolas com produtos adquiridos na sala de embarque em free shops são considerados itens pessoais. Estes podem ser levados com você sem serem considerados bagagem de mão.


--------------------------------------------------------
Fonte: Milena Lopes / Estevam Pelo Mundo
Data: 27/03/2022
---------------------------------------------------------------------