STOPOVER, O QUE É, COMO FUNCIONA, VALE A PENA?

Stopover, como acrescentar cidade extra no roteiro de viagem.


Pague um e leve dois! Essa frase tem cara de promoção, mas também pode ser uma viagem com stopover. Nessa opção, oferecida por algumas companhias aéreas, você adquire uma passagem para uma determinada localidade, mas tem direito a visitar mais uma cidade no caminho.

Se você não conhece ou ainda tem dúvidas sobre esse processo, confere esse post onde trouxemos informações e uma lista de companhias aéreas que oferecem essa possibilidade aos seus viajantes.

O que é stopover

Antes se chegarmos no conceito do stopover, é importante saber onde ficam os hubs de companhias aéreas.

Normalmente, quando você vai realizar um voo internacional que não possui rota direta, possivelmente irá fazer alguma conexão. E essa parada tem altas chances de ser em uma cidade onde a companhia aérea possui base de operações, conhecidos como hub.

Essas localidades concentram um grande fluxo de chegadas e partidas da empresa e, assim, é mais prático conseguir operações para outras cidades e regiões a partir delas – incluindo a troca da data do seu segundo voo, como é ofertado no stopover.

Já falamos aqui no portal como os hubs ajudam a baratear viagens. Confira!

Dessa forma, o passageiro pode desembarcar, conhecer o lugar, ter a oportunidade de se hospedar e depois de poucos dias, embarcar até o destino final, como previsto na conexão.

Em algumas companhias, essa possibilidade é oferecida de forma gratuita. Em outras, é preciso pagar um pouco a mais para aumentar a “conexão” para alguns dias. Mas, mesmo nesses casos em que há valores extras, é comum que o custo compense. Afinal, você vai poder colocar um destino a mais no seu roteiro, sem ter que pagar uma passagem completa saindo do Brasil até ele.

Como pedir stopover



Garantindo que a companhia aérea oferece o serviço, você pode ter a extensão da sua parada entre os trechos de ida ou de volta, contanto que haja conexão no itinerário. Mas, com cada empresa, o processo de pedido do stopover pode ser diferente.

Em algumas plataformas, as companhias aéreas disponibilizam na ferramenta de busca a opção “multidestinos”. Nela, você monta seu roteiro de viagem, escolhendo o local e dia da partida, colocando a cidade de conexão como primeiro destino e, depois, da cidade de conexão para o destino final, indicando as datas em que quer fazer o segundo trecho.

A própria companhia fica responsável por entregar os resultados, que podem (ou não) estar dentro da mesma faixa de valores do que se você fizesse a busca em “ida” ou “ida e volta” com conexão feita no mesmo dia.

Confira algumas coisas para ficar atento:

Nem todas as empresas oferecem o serviço de stopover

Mesmo tendo uma ou mais cidades com bases operacionais no país sede, não são todas as empresas que ofertam essa possibilidade.
Datas da viagem e tempo de stopover

Também não são todas as datas de viagens que vão manter as tarifas por multidestinos no mesmo valor das tarifas com conexão no mesmo dia.

Além disso, algumas companhias costumam definir um número limite de dias para o stopover, seja sem custo ou mediante as taxas mínimas.

Seja flexível na hora de escolher as datas de realização da viagem e o tempo de parada que pretende fazer na localidade.

Conexão longa como requisito

O tempo de conexão pode ser um requisito para autorizar o stopover. Normalmente, esperas de poucas horas não dão direito a essa vantagem. As empresas costumam delimitar que a partir de um determinado tempo de espera pelo segundo voo você pode ampliar a estadia na localidade.
Consulte se há diárias de hotel ou oferta de passeios

Mais do que permitir que você fique alguns dias em mais uma cidade sem grandes custos, existem companhias que fazem questão que você aproveite a extensão da conexão. Além do stopover, algumas ofertam descontos ou cortesias para sua estadia na localidade.

Podem estar inclusos nessas oportunidades os pacotes de stopover, com diárias de hotéis, restaurantes e programações – às vezes até de graça.

Formas de pagamento das passagens

Se a companhia aérea oferece stopover, é certo que você pode pagar as passagens em dinheiro e vai ter direito a esta vantagem. Mas algumas empresas não permitem stopover em passagens reservadas com milhas.

Então, fique atento sobre as condições de pagamento que dão direto ao benefício.

Atenção para as regras de entrada em cada destino

Fique atento sobre a necessidade de visto para a cidade do seu stopover. Além dos documentos para o destino final, lembre-se que você irá desembarcar na localidade da conexão. Mesmo que seja apenas para dormir uma noite, você precisa seguir os protocolos como qualquer outro visitante.

Quais companhias aéreas oferecem essa opção

Muitas companhias podem oferecer essa possibilidade. Por isso, listamos apenas algumas das principais usadas pelos brasileiros para viajar que contam com essa possibilidade.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!

--------------------------------------------------------
Fonte:  Milena Lopes / Estevam Pelo Mundo
Data: 13/03/2023  ATUALIZANDO EM 20/03
--------------------------------------------------------