COMO VIAJAR USANDO APENAS BAGAGEM DE MÃO

Como viajar com bagagem de mão e levar o máximo de itens e não ter de pagar exedente.

Imagem: Google

Você é do time bagagem de mão? Vai precisar fazer uma viagem longa ou que precisa de muitos pertences tendo apenas a mala de bordo para levar tudo? Então esse post é para te ajudar a otimizar seus pertences e te mostrar alguns truques para que você leve o máximo de coisas consigo.

Antes de mais nada, já antecipamos a primeira dica para quem tem planos de usar a mala de mão com frequência: invista em uma peça que seja espaçosa e leve. Não é porquê as companhias aéreas definem um limite de tamanho que todos os modelos e formatos de malas fabricadas terão a mesma capacidade.

Imagem: Estevam Pelo Mundo

Então, pesquise bem para ter um item útil e prático, que vai te ajudar a carregar a maior quantidade possível de coisas nas suas experiências, ok?

E lembre-se: aqui no Brasil, a média de peso para as malas de bordo são de 10kg, medindo 55cm de altura, 35cm de largura e 25 cm de profundidade. Veja mais detalhes aqui!


Para companhias aéreas internacionais, essas referências podem te orientar sobre a bagagem, pois os padrões não mudam muito. Mas, se quiser ter certeza, consulte as regras de cada empresa sobre as malas de bordo.

Como alguém que já passou semanas viajando apenas com um mochila pequena, garanto as dicas abaixo ajudam a embarcar com o limite máximo de itens possíveis – e não necessariamente dentro da mala.

Se você vai precisar levar roupas volumosas, por exemplo, aposte nos sacos a vácuo para que as peças fiquem menores dentro da bagagem.

Se você gosta de usar organizadores, embalagens e nécessaires para guardar e separar suas coisas, sempre prefira os modelos de tecido, de material flexível ou sacos zip lock. Assim, eles podem ser melhor encaixados em qualquer espaço e apertados com maior facilidade, se for preciso.

Tenha seu próprio kit de amenities e reabasteça os frasquinhos a cada viagem. Dessa forma, você leva apenas quantidades essenciais, ao invés de embalagens inteiras. E, caso sua viagem seja longa, aposte neles apenas para os primeiros dias ou momentos emergências e deixe para comprar no destino os produtos que você vai usar em maior quantidade ou durante semanas.

Como exemplo do item anterior, aproveitamos para sugerir produtos compactos, como shampoo e condicionadores em barra, que são mais práticos de serem acomodados e duram mais que as embalagens de plástico.

Ocupe todos os pequenos espaços (não só da bagagem de mão)

Sempre comece a arrumar a mala pelos itens que são menos flexíveis e maiores. Assim, o espaço que sobrar, ainda que pequeno, poderá acomodar as peças e objetos menores.

Além disso, todo objeto oco ou com espaço interno pode servir transportar algo mais. Em uma grande necessidade de levar o máximo de itens possíveis, coloque itens menores dentro de outros.

Isso ajuda muito, inclusive, na hora de voltar de viagem, com uma mala superlotada, com souvenires que não estavam planejados e que você quer evitar que sejam danificados.

Meias, frascos e pequenos objetos podem ser acomodados dentro dos tênis.

Peças de roupa ou acessórios que sejam menores, macios e flexíveis, como lenços e cachecóis, podem virar o enchimento do seu travesseiro de pescoço (caso ele tenha zíper), que pode ser levado na sua mão sem ser considerado peça extra de bagagem.

Se você vai levar algum casaco, opte por um que tenha bolsos (de preferência com botões ou zíper). Ainda que você não vá vesti-lo, coloque itens pequenos e básicos nos bolsos e leve-o na mão.

O mais pesado vai com você

Se alguma peça ou acessório for muito pesado ou ocupar muito espaço na bagagem, considere embarcar com ele em mãos para economizar o espaço da bagagem.

Roupas de frio (como demos o exemplo do casaco acima);

Calçados mais pesados vão nos seus pés;

Bolsas ou mochilas que serão usadas em alguma ocasião no destino vão como item pessoal.

Leve o máximo de coisas no item pessoal

E, falando em item pessoal, nunca esqueça que, apesar de estar viajando com a mala de mão, você não precisa embarcar unicamente com ela. Uma vez que a bagagem para o compartimento de cabine já está inclusa na sua passagem, você também tem direito a levar mais uma pequena bolsa ou mochila, contanto que ela caiba abaixo do assento a sua frente.

Em geral, a dimensão dele é de: 43cm a 45cm de altura, 32cm a 35cm de largura e 20cm a 25cm profundidade – a depender da companhia aérea.

Confira dimensões exatas para Latam, Gol e Azul!

Normalmente, uma mochila de tamanho convencional pode ajudar bastante, pois, além de estar dentro das dimensões do item pessoal, você pode levar uma boa quantidade de pertences nela e acomodá-la nos seus pés.

Você pode deixar a bagagem de bordo exclusivamente para o máximo de roupas e calçados necessários e acomodar todo o resto dos seus pertences na mochila, por exemplo.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!


--------------------------------------------------------
Fonte:  Gabriel Benevides / AEROIN
Data: 24/02/2023 
--------------------------------------------------------