LAGOA SANTA - MG O PRIMEIRO DESTINO.

Por: Junior de Carvalho



Lagoa Santa é um Município brasileiro do Estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que se encontra a 800 metros de altitude, possui 231,9 km² de área e uma população de 52.526 habitantes (IBGE/2010). Está localizada a 35km de Belo Horizonte.


CONHECENDO LAGOA SANTA:

Na teoria não há nada o que se procurar nesta cidade, contudo com uma boa dose de criatividade se pode fazer um passeio e descansar.
O passeio desenvolvido nesta aventura foi uma volta completa na lagoa principal da cidade. Vale a pena, não é um polo turístico, mas como alternativa de descanso pode ser considerada uma ótima opção.





Pesquisei, perguntei a alguns moradores da cidade, mas enfim... a lagoa não tem um nome definido.

Segundo o mapa da Google é chamada de LAGOA SANTA e há um mito sobre este nome:
O mito consiste em que no lugar onde é a lagoa, havia um cruzeiro (um morrinho com uma cruz) e que após ter havido vários milagres atribuídos ao mesmo, num belo dia "surgiu" no lugar uma lagoa que engoliu o cruzeiro... 

Mito ou não, o lugar é bonito, uma pena que pela ação do homem se tornou poluída, mesmo havendo "prainhas", que eram utilizadas para banho até 1986, quando constatou-se que as águas eram poluídas. 

Foi possível ver algumas pessoas pescando e capivaras a beira da lagoa.
Há alguns espaços montados na orla, há um deck, tudo muito simples e bonito. Abaixo do centro da cidade é possível encontrar uma série de restaurantes para todos os gostos.

 Leidiane Magalhães no deck a beira da Lagoa

O passeio é muito bom, vale muito a pena.