DICAS PARA VOCÊ MOCHILEIRO | UaiSôMochilando Blog

 Por: Junior de Carvalho





Bateu aquela vontade de cair na estrada rumo a algum lugar e você não sabe o que fazer? Neste post vou te ajudar falando de algumas dicas para que seu mochilão seja prático e com grande chance de êxito.

Postagens Relacionadas:

Planeje bem sua de viagem

Planejar, planejar e planejar... essa é a primeira dica.


Planejar não é somente pegar e dizer: "eu vou, vou ônibus, vou de carro, vou levar isto ou aquilo..." não, não é isso. 
 
Planejar é, depois que se definiu o destino, definir como será toda a viagem, verificando se o custo cabe no bolso e preparando tudo, até mesmo como a casa ficará na sua ausência.

Na verdade a maior parte dos "mochilões" começam antes mesmo de se definir o local, geralmente no momento em que se identifica o desejo de "ir" a algum lugar.
 

Quanto a hospedagem, indicamos que verifique antes em sites como TripAdvisor, pois existem lugares que são simples e com excelente atendimento e lugares "tidos como top de linha" com um péssimo atendimento, principalmente com viajantes que escolhem as instalações mais em conta.

Por exemplo, tive uma péssima passagem pelo Sunshine Praia Hotel, em Porto Seguro - BA, entretanto a avaliação dele no TripAdvisor é "Muito Bom" e é possível ver fotos do hotel, fotos reais de outros viajantes, quando você avalia o padrão do hotel a chance de você se decepcionar com o atendimento é pequena.

Tenha um orçamento (realista) de viagem

Viajar para lugares de alto padrão pode custar caro, mas check quanto você pode e vai gastar durante sua viagem. Isso faz toda a diferença entre o sucesso da sua viagem e o fracasso.
No conceito "mochilão" (aventureiro), é comum alguns viajantes colocar metas de gastos muito baixos, do tipo média de 20 reais/dia. Dependendo do lugar, da região de quantas pessoas, este valor pode não cobrir todos os gastos básicos de um dia, lembrando que é muito importante se preparar para comprar água mineral, quase todos os dias, além da alimentação.

Quando estive em Porto Seguro (2014), passei uma semana com meta de utilizar até 80 reais/dia e terminei a viagem com brilhantes 70 reais/dia , mas o custo da viagem e do passeio pode aumentar conforme a região e o tipo de passeios que você irá fazer.

Não levar nada inútil

Eu sei como é bom assistir uma série, como é bom ler um livro, como é bom usar algumas roupas que tenho que gosto muito, mas muitas vezes não é necessário levar isso na sua bagagem, principalmente se for "literalmente falando" um mochilão.

Certa vez viajamos e na mala precisamos levar um ferro de passar roupa. Sim, pois em nosso destino iríamos precisar de roupas que precisavam ser passadas. Mas a hospedagem dispunha de ferro para os hospedes, então foi um "peso atoa" em nossa mala, da mesma forma livros que você não vai ler, objetos que você não vai utilizar. Otimize, leve o mínimo possível.

No caso de mochilões, quando a aventura é levar tudo na mochila, vá mais além..., leve nada além do essencial, claro sem esquecer dos itens de higiene e vestuário básico necessário.

É claro que itens eletrônicos são importantes, ninguém pode viajar sem carregador do celular, carregado da câmera, mas evite carregar coisas que provavelmente você não utilizará.


Pense bem no horário da viagem



Viaje durante a noite para viagens longas ou que sejam feitas de ônibus, e para viagens curtas e aéreas de dia.

Nosso #DeFérias2016 em Cabo Frio, provou pra gente que viajar de dia para destinos longos é cansativo. O retorno foi a noite e muito mais tranquilo que a ida, sobretudo pelo fato de que dormi o trajeto todo.

Em 2012, fui a Porto Seguro-BA pela primeira vez, na ocasião havia 15 anos que eu não ia a praia e 22 anos que eu não viajava de avião. "Tinha até me esquecido daquela sensação ruim da decolagem...", o vôo da ia foi a noite e quase não o aproveitei, é muito gostoso voar a noite e a impressão que se tem é que o vôo é mais rápido.

Isto deve ser considerado na hora de se fazer o planejamento. 
Caso você tenha medo de voar, é uma excelente alternativa voar a noite.