AIURUOCA | UaiSôMochilando Blog
A cidade conta com bons hotéis e pousadas, e com gastronomia típica deliciosa. A economia é baseada no turismo.
O que fazer em Aiuruoca:
Para os mais aventureiros, a melhor pedida é a subida até o Pico do Papagaio. O visual lá de cima é incrível, você fica acima das nuvens e se sente literalmente nos céus. A caminhada considerada difícil é de aproximadamente 6 Km, e tem duração média de 3 horas.
São vários os caminhos para se chegar ao topo, mas os que não se arriscam a ir tão alto, podem parar na Pedra Quadrada, que fica na subida para o Pico, e fazer um rapel de 45 metros.
Com fauna e flora exuberantes, a Reserva Ambiental do Matutu é o lugar ideal para quem procura conforto e bem-estar aliados à preservação da natureza.
Na comunidade do Vale do Matutu, fundada nos anos 1980, os moradores são muito místicos e acolhedores. Realizam diversas manifestações populares e festas típicas durante todo o ano.
O Vale dos Garcias, que fica do outro lado do Pico, reserva surpresas espetaculares aos turistas. Os principais atrativos do Vale são a Cachoeira Poço Joaquim Bernardes, de fácil acesso e uma ótima opção para todas as idades, e a Prainha, uma cachoeira pequena e agradável, tida como uma mini praia por possuir areia em seu entorno.
Mas o lugar mais bonito do Vale é sem dúvida a Cachoeira dos Garcias, de 30 metros de altura, e que brota em meio à Mata Atlântica fechada. Não deixe de curtir um dos atrativos mais bonitos da região.- Kiko e Kika Restô
Na cidade são encontrados restaurantes para todos os gostos. Para os mais sofisticados, o lugar mais indicado é o Kiko e Kika Restô, um restaurante de culinária francesa, que oferece trutas como especialidade.
- Mirante das Corredeiras
Já para quem quer aproveitar o clima de Aiuruoca, um restaurante mais simples, mas muito bom também é o Mirante das Corredeiras, onde você almoça ao som das águas do Rio Aiuruoca, com uma vista privilegiada.
- Pousada Pedra Fina
A Pousada Pedra Fina, que fica no Vale do Matutu, é muito aconchegante e possui boa infra-estrutura.
É indicada para casais que querem passar a noite a beira da lareira olhando as estrelas, e para famílias.