VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA EM PARQUES DE MINAS GERAIS | Opinião

Por: Júnior de Carvalho



Moradores de Belo Horizonte serão barrados na entrada se não estiverem com o comprovante de vacinação.



Em cinco parques da cidade só será  possível entrar se estiver com o comprovante de vacinação. Em 2018 mais de 450 pessoas morreram com Febre Amarela.

O que é Febre Amarela?


A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

Desde janeiro de 2017, o número de casos de febre amarela vem aumentando. No estado de Minas Gerais já foram confirmados 415 casos de febre amarela silvestre, sendo que 130 deles evoluíram para óbito. Em outros estados também há um aumento de casos: 120 mortes em São Paulo até o dia 15/03. No Rio de Janeiro, ocorreram 49 óbitos devido a febre amarela silvestre em 2018. Além disso, no Distrito Federal foi confirmado 1 caso de óbito devido a febre amarela.




OPINIÃO

No principio, achamos que era algo errado, mas pensando bem... como se diz em um ditado popular "o seguro morreu de velho" e "prevenir é melhor do que remediar".

Desde de janeiro do ano passado, todos os visitantes devem apresentar o cartão de vacinação ao entrar no Inhotim, a fim de comprovar que se imunizaram contra a febre amarela há no mínimo dez dias. A medida é mais uma ação preventiva que o Instituto adota, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, para conscientizar os visitantes sobre a importância de se vacinar contra a doença. O Inhotim já oferece aos visitantes repelentes, dispostos em locais estratégicos do Museu, como Recepção, Estação Educativa e pontos de alimentação.


Em são Paulo e no Rio de Janeiro já é diferente, todos os parques estão liberando a entrada de todos, mas há faixas avisando sobre os perigos de efetuar a visita sem estar vacinados.

Em alguns postos de saúde estão sendo distribuindo repelente.


O alerta serve para todas as regiões em que há mata, devido a circulação do mosquito.
Então vacine-se e aproveite a vida, as cachoeiras, os parques e o campo...