IGARAPÉ BEM TEMPERADO 2015


O Cheirinho de comida mineira já está no ar!


Estão abertas as inscrições para o concurso de receitas do Igarapé Bem Temperado, uma das mais tradicionais festas gastronômicas da cidade. 


Interessados em participar da 11ª edição do festival, ao lado das mestras da culinária, têm até o dia 15 de maio para inscrever suas receitas, na Casa da Cultura Fráter Henrique José Matos (Rua São Vicente, 1.100, Bairro Três Poderes), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 


Este ano, o evento acontece entre os dias 09 e 12 de julho, na Praça Miguel Henriques da Silva, Centro.

Os inscritos concorrerão a seis vagas destinadas a cozinheiros das novas gerações, com idade entre 18 e 59 anos. Os interessados deverão comprovar que residem no município há pelo menos dois anos e que são adeptos da tradição e técnica da cozinha caipira local. 

No ato da inscrição é preciso preencher a ficha de cadastro e entregar a proposta da receita culinária que será elaborada para a disputa. 

A proposta deverá ser digitada, contendo a relação dos ingredientes (para quatro pessoas), modo de preparo, explicação sobre a escolha e foto da receita, além de uma breve descrição da história do titular do prato escolhido, em referência ao seu envolvimento com a cozinha.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira será de análise das receitas, na qual a comissão técnica escolherá 12 delas. A segunda consistirá na realização do preparo das receitas selecionadas para degustação e votação da comissão técnica. 

Ao avaliar a receita, a comissão levará em conta a adequação da proposta ao mote temático, o envolvimento do autor da receita com o universo da cozinha, a capacidade técnica, o capricho com apresentação da receita, os cuidados com a manipulação segura e correta dos alimentos e a singularidade no apuramento e harmonização dos sabores.

Para mais informações é necessário acessar o regulamento do concurso, que se encontra disponível para cópia na Casa da Cultura Fráter Henrique José Matos e também pode ser acessado abaixo para download. 

Contato e informações: (31)3534-4253 / (31) 9776-0981.


Estrutura - O evento será composto por 22 estandes. 14 deles são para a participação das mestras da culinária, um grupo de senhoras com idade acima de 60 anos,conhecedoras experientes de um universo gastronômico singular, que se amplia a partir da cultura mineira de beira de fogão. Estas personagens da cultura popular regional são o foco principal do Festival e, em sua maioria, participam desde o início do projeto.

Esta edição, assim como nos anos anteriores, também terá a participação de restaurantes no festival. Seguindo um “Roteiro Gastronômico” pré-estabelecido pela comissão técnica do festival, integrantes da comissão especial percorrerá os principais restaurantes da cidade para escolha dos dois vencedores que participarão do evento.

O Festival – Realizado pela Prefeitura de Igarapé, o evento é um projeto cultural de apoio à preservação, conservação, promoção e difusão da culinária, que tem como base a simplicidade da cozinha caipira e seus quintais. 

A idealização é de Carlos Oliveira (Stan). A edição de 2014 contou com presença de cerca de 20mil pessoas. A expectativa dos organizadores para 2015 é que, mais uma vez, milhares de pessoas de várias cidades mineiras e de outras partes do Brasil prestigiem o evento.