TURISMO SUSTENTÁVEL: O QUE É E COMO APLICAR BOAS PRÁTICAS

Todo país reúne riquezas naturais e culturais que fazem a prática do turismo sustentável ser muito importante para preservar alguns dos aspectos mais valiosos de um território e de um povo. Mas afinal, do que se trata o turismo sustentável e como nós, como viajantes, podemos apoiar essa atividade?
O que é o turismo sustentável?
O turismo sustentável é um tipo de turismo que, com apoio e gerenciamento, tem o objetivo de atender às demandas de interesse dos visitantes, fomenta a economia e investe na comunidade local ao mesmo tempo que protege e riquezas manteriais e imateriais do destino a longo prazo.
É um segmento que envolve ações das autoridades locais, das práticas das empresas e serviços locais que atendem ao ramo de viagens e também dos viajantes, através de um conjunto de ações que dêm suporte à atividade econômica enquanto respeita a cultura, tradições, recursos naturais e biodiversidade local.
Qual o risco de não praticar o turismo sustentável?
O oposto do turismo sustentável seria o turismo predatório. Nesse segundo, há uma exploração dos atrativos e recursos sem gerenciamento do impacto da visitação e interferência humana. Isso pode levar ao esgotamento e destruição dos recursos naturais, desaparecimento da cultura local e desequilíbrio econômico e social.
Para que um destino consiga prosperar e seguir recebendo visitantes ao longo dos anos, é preciso que todos os envolvidos na atividade turística atuem de maneira a preservar o que a localidade tem a oferecer.
Como apoiar o turismo sustentável

Se tornar um viajante resposnsável é, antes de mais nada, ter a consciência de respeitar e valorizar o ambiente, o trabalho justo e a cultura das comunidades. Mais do que pensar se uma de nossas ações está ou não apoiando o turismo local, é preciso pensar se as consequências dessas ações serão positivas se realizadas em conjunto e a longo prazo.
Aqui vão algumas reflexões e atitudes que podem ajudar a criar hábitos para apoiar o turismo sustentável.
1 – A escolha consciente do destino

Ao escolher um destino de viagem, é importante estudar sobre ele, não apenas pensando no seu roteiro turístico.
Conhecendo a cultura, a história, os recursos e áreas protegidas, você acaba sendo mais respeituoso às regras, às tradições e espaços que vai frequentar.
Principalmente com aumento do overturism (excesso de turismo) em determiados lugares, é importante entender quais práticas estão fazendo a visitação ser um problema para a localidade e aprender como minimizar os impactos, ainda que fazendo apens a sua parte como um turista mais consciente.
2 – Escolha de hotéis e passeios
Apoiar o turismo sustentável não significa optar por hospedagens ou experiências que tenham relação com a natureza ou que te façam abrir mão de conforto e comodidade.
Atualmente, todo tipo de hospedagem e empresa de turismo pode adaptar seu serviço para atender muito bem os visitantes, valorizar o trabalho da população e ainda respeitar e preservar a localidade.
Pesquise bem sobre a hospedagem que você se interessou, o que eles oferecem e de que maneira oferecem. O mesmo vale para agências de tours e passeios, guias e atividades.
Antes de fazer as reservas, considere buscar ou se perguntar se essas empresas aparentam respeitar a comunidade local e o meio ambiente. Se você desconfiar que eles podem estar desperdiçando recursos, desvalorizando a cultura ou explorando a fauna e flora de maneira desregulada, evite contrar os serviços.
3 – Valorize fornecedores e comerciantes locais
Na hora de comprar, comer e investir em produtos e serviços de um destino, considere fazer isso apoiando produtores e comerciantes da localidade, quem possuem pequenos negócios e dependam do turismo.
Essa é uma maneira de ajudar a localidade a crescer valorizando a comunidade que, em geral, é quem mais preserva e respeita seus recursos e tradições.
Ao invés de dar ainda mais dinheiro para grandes empresas, considere destinar o seu orçamento para os pequenos vendedores e microempresários.
4 – Pesquise como se locomover no destino

Usar o transporte local ou opções alternativas de deslocamento para evitar carros particulares é uma forma de ajudar o ambiente e evitar o aumento do fluxo de trânsito.
Aos poucos, cidades grandes e destinos turísticos estão investindo em transportes elétricos ou de energia verde e usar essas opções é uma ótima alternativa.
E, para quem gosta de pedalar, alugar uma bicicleta pode ser uma solução em localidades menores ou destinos que contem com ciclovias e vias seguras para fazer os deslocamentos.
5 – Leve sua garrafa e carregue o seu lixo
Quanto mais gente visita um lugar, mais lixo é produzido. Então, se você puder minimizar a quantidade de resíduos que produz, já vai ser um ponto positivo.
Leve com você objetos reutiliáveis, como garrafas de água, para evitar a compra de muitas unidades de plástico descartável. Além disso, ao adquirir itens que podem ser reciclados, ao invés de descartar em qualquer lixeira, espere pela possibidade de depositar num local adequado para reaproveitamento do material.
Em lugares onde deixar lixo pode ser um risco para o ecossistema, como praias, cachoeiras e trilhas, separe um espaço na sua bolsa, mochila ou leve uma sacolinha para reunir os resíduos e leve-os com você até um lugar adequado para descarte.
Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!
Até o próximo post!
Matéria escrita por Milena Lopes - Estevam Pelo Mundo.