VARIG, VASP, TRANSBRASIL: AS LENDÁRIAS COMPANHIAS AÉREAS QUE MARCARAM OS CÉUS DO BRASIL

O destino das gigantes aéreas que dominaram os céus do Brasil


As crises financeiras em companhias aéreas atuais trazem à tona a memória de empresas icônicas da aviação brasileira que não existem mais. Estas companhias, como Varig, Vasp e Transbrasil, não foram apenas opções de transporte, mas símbolos de uma era em que voar era uma experiência singular, repleta de aventuras e desafios. Vamos relembrar o que aconteceu com essas gigantes aéreas que marcaram época.

Tam

Fundada em 1961 como Táxi Aéreo Marília, a Tam iniciou operações com dez pilotos em rotas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso, transportando cargas e passageiros. Anos depois, o empresário Orlando Ometto e o comandante Rolim Amaro assumiram a empresa, consolidando a marca. Em 1996, a Tam expandiu suas operações para todo o território nacional, e em 1998 inaugurou rotas internacionais, como a conexão São Paulo-Miami. No início dos anos 2000, a companhia uniu-se à Star Alliance, fortalecendo sua presença global. A fusão com a chilena Lan em 2012 deu origem ao grupo Latam Airlines, culminando na mudança da marca para Latam em 2016.


Transbrasil

A Transbrasil surgiu em 1955, fundada por Omar Fontana para transportar carne de Santa Catarina a São Paulo. A empresa logo se estabeleceu como transportadora aérea comercial, ampliando sua atuação com a compra de aeronaves e expansão das rotas. Em 1983, iniciou voos internacionais para Orlando, nos EUA. No entanto, os sucessivos planos econômicos e a concorrência no setor aéreo foram implacáveis com a Transbrasil, que, com dívidas acumuladas, ficou sem crédito em 2001 e teve a falência decretada em 2002.


Varig

Criada em 1927 por Otto Ernet Meyer Labastille, a Varig cresceu ao longo das décadas como a maior e mais prestigiada companhia aérea do Brasil. Foi pioneira em voos internacionais e se destacou pelo serviço de bordo de alta qualidade. Contudo, a empresa acumulou dívidas nos anos 1990 devido à expansão da frota e à competição acirrada. Em 2005, a Varig entrou em recuperação judicial, mas, com dificuldades insuperáveis, foi dividida em duas. A “nova Varig” foi adquirida pela Gol, enquanto a “antiga Varig” tentou continuar como Flex, mas encerrou suas atividades em 2010, decretando oficialmente sua falência.


Vasp

Fundada em 1933, a Viação Aérea São Paulo (Vasp) enfrentou crises desde o início, levando o governo de São Paulo a torná-la estatal. Privatizada nos anos 1990, a empresa teve dificuldades para competir com as novas empresas do setor e sofreu com uma frota antiga e altos custos de manutenção. Em 2004, a Vasp enfrentou problemas que impediram vários de seus aviões de voar, culminando em sua falência decretada em 2008.


Webjet

A Webjet foi fundada em 2004 por executivos do setor financeiro, posicionando-se como uma companhia low-cost. Seu primeiro voo aconteceu em 2005, mas a concorrência acirrada com empresas como Gol, Tam e Varig, que reduziram os preços para os mesmos horários, pressionou a nova companhia logo nos primeiros meses. Em 2006, a Webjet foi vendida pela primeira vez e, no ano seguinte, foi adquirida pela CVC, que utilizou suas aeronaves para voos fretados por cerca de cinco anos. Em 2011, a Gol comprou a Webjet por R$ 310 milhões, mas no ano seguinte encerrou suas operações, alegando que a frota mais antiga e o custo operacional elevado dificultavam a manutenção da marca. A decisão resultou na demissão de cerca de 850 funcionários..


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Até o próximo post!

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Por: Revista Exame
Data: 04/10/2024 
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