OS DESTINOS MAIS ESCOLHIDOS EM JULHO | UaiSôMochilando Blog



Em julho, turistas brasileiros fogem do frio e Nordeste vira principal destino. Fortaleza, Maceió e Natal estão à frente de clássicos de inverno como Campos do Jordão e Gramado em levantamento realizado pelo Ministério do Turismo.


Fortaleza é o destino favorito dos brasileiros para passar as férias de julho. 

A capital cearense encabeça o pódio desta temporada, seguida de perto por Maceió e Natal em uma sondagem feita pelo Ministério do Turismo junto a agências de viagem. 

Entre o "top 10" desta época do ano, seis são destinos do Nordeste.

Luiz Strauss, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), considera que a preferência por esta região pode ser explicada pelos bons preços em voos e sua infraestrutura hoteleira variada.

"Fortaleza, Maceió e Natal têm mais ofertas de voos e hospedagens e como o inverno não é rigoroso, são uma boa opção para quem não quer ou não consegue viajar para Gramado ou Campos do Jordão", diz Strauss.

Para o agente de viagens, entre junho e julho, as regiões de praia têm uma demanda mais baixa em comparação a destinos tradicionais de inverno. 

Nesta época, nas áreas de serra e montanha se considera o período de "altíssima temporada".


Veja abaixo os 10 destinos mais procurados no Brasil em julho:


- Fortaleza (CE)


Uma viagem ao Ceará é garantia de bom humor. A "terra da comédia”, que leva esse nome pela qualidade dos humoristas nascidos neste estado, tem casas de espetáculos e shows de humor para todos os gostos.

Além disso, a capital Fortaleza é banhada pelo litoral e sua proximidade com a linha do equador garante sempre um belíssimo pôr do sol. 

Entre as praias famosas estão Canoa Quebrada e Jericoacoara, mas vale uma visita em outra fora do eixo como Icaraizinho de Amontada.

Carros usados pelo turismo ameaçam dunas em Jericoacoara.

Uma iniciativa da cidade é o programa Praia Acessível, um espaço de lazer construído na faixa de areia com acesso a cadeira de rodas e cadeiras anfíbias, facilitando o banho de mar às pessoas com deficiência. Para viajantes que gostam de parque aquático, em Porto das Dunas está o maior parque da América Latina.


- Maceió (AL)


Conhecido como o Caribe Brasileiro, o litoral de Alagoas tem praias de tirar o fôlego. 

A capital, Maceió, é famosa pelas praias do Pontal, Ponta Verde onde está a Pedra Virada, em meio aos corais. 

Um passeio obrigatório é o mergulho nas águas azuis da Piscina do Amor.

A cidade serve também de base para explorar a região. 

Entre os passeios mais indicados estão uma visita à Barra de São Miguel, Praia do Gunga, Paripueira, Praia do Francês e até mesmo uma viagem para Maragogi.


- Natal (RN)


A "capital mundial do Bugue" recebe mais de dois milhões de turistas por ano para passeios radicais nas dunas. 

O Morro do Careca, duna mais conhecida da cidade tem 120 metros de altura e está margeada pela praia de Ponta Negra.

No mar e nas lagoas da capital potiguar se pratica mergulho, surfe e, por conta dos ventos constantes, windsurfe e kitesurfe. 

Entre as atividades imperdíveis estão a visita à Barra do Punaú, Península de Galinhos, e Praia de Pipa – também conhecida como praia dos golfinhos, pela abundante presença destes mamíferos.


- Porto Seguro (BA)


Sexto destino nordestino no ranking, Porto Seguro se revela uma opção boa e barata por conta dos frequentes voos fretados para este destino. 
Apesar da fama noturna, a cidade está preparada para todos os públicos e agrada de formandos a famílias completas.

O Centro Histórico de Porto Seguro, localizado no alto de uma colina em frente ao mar, é um dos passeios recomendados. 

O conjunto arquitetônico tem o Marco do Descobrimento, considerado um dos mais antigos do país, trazido pelos portugueses.

Vale uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade e à Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona o Museu de Porto Seguro.

Para quem curte ir além, a cidade serve de base para passeios bate-e-volta para Coroa Vermelha, em Cabrália, Arraial D'Ajuda e Trancoso.


- Ipojuca (PE)


Não há como falar de Ipojuca, em Pernambuco, sem falar da praia de Porto de Galinhas. 

Localizada a 66 km da capital Recife, um vasto coqueiral abraça as praias com areia branca e água transparente.

Um mergulho nos recifes de corais são uma boa oportunidade para conhecer de perto a fauna aquática. 

A atividade pode ser combinada com um passeio de jangada pelas piscinas naturais.

Com boa infraestrutura de hospedagem, a rede hoteleira de Ipojuca opera com tarifas reduzidas durante a baixa temporada. 

A forma favorita de transporte dos viajantes é o bugue e há diversos passeios de bate-e-volta para outras cidades da região.


- Salvador (BA)


Admirar o Farol da Barra, amarrar uma fitinha no Senhor do Bonfim e fazer um passeio pelo Elevador Lacerda são imprescindíveis para uma primeira visita a Salvador, cidade que já foi a capital do país. Acarajé, bolinho de estudante e cocada são a merenda ideal – e reforçada – encontrada nos tabuleiros das baianas.

Uma visita ao pelourinho não está completa sem entrar na Igreja de São Francisco, uma joia da arte sacra.

A Casa de Jorge Amado traz, além da oportunidade de conhecer um dos autores mais importantes de língua portuguesa, uma vista privilegiada das casinhas coloridas e até mesmo da janela em que Michael Jackson gravou o clipe da canção "They Don't Really Care About Us".

Fonte: G1.com