PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA | UaiSôMochilando Blog



Sem nada para fazer novamente no feriado? Neste post uma aventura pelo Parque Estadual do Ibitipoca...


O Parque Estadual do Ibitipoca possui uma das paisagens mais encantadoras de Minas Gerais. Localizado na vila de Conceição de Ibitipoca, município de Lima Duarte, conta com cachoeiras de águas douradas, lagos, montanhas, grutas, cavernas e formações rochosas pitorescas. 

A reserva é habitat de animais como maritaca, carcará, andorinhão, tucano, lobo guará e onça parda (mais rara), além de abrigar uma vegetação exuberante caracterizada por campos rupestres. Tudo isso em um parque estadual muito bem estruturado, um dos melhores do país.

A cor dourada com tons avermelhados e negros das águas da região impressiona. Apesar da cor estranha, a água é muito pura. 

Esse fenômeno ocorre devido ao acúmulo de matéria orgânica nas bacias subterrâneas e que chega à superfície pela porosidade do solo rico em quartzito. 

Segundo os locais, a região abriga uma das maiores reservas de quartzo a céu aberto do mundo, uma disputa acirrada com a Chapada dos Veadeiros! 

Caminhando pelas trilhas do parque vemos que o chão brilha com tanta pedra.

O destino é muito procurado em finais de semana e feriados. 

O Parque possui um limite máximo de visitantes que muda constantemente. 

Atualmente o limite é de 600 pessoas por dia, sendo que já foi de 1.200. 

A visitação foi reduzida para evitar o impacto em um ambiente tão frágil.

Esse limite pode ser atingido ainda cedo, especialmente nos feriados. 

Fomos durante um Carnaval e chegamos cedo na portaria todos os dias, encarando a longa fila que se formava até mesmo antes do parque abrir. 

Quem chegava por volta de 10h, não conseguia mais entrar. Se você quiser visitar a região em feriados, programe-se para ir bem cedo.