DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR DE AVIÃO PELA PRIMEIRA VEZ

Por: Junior de Carvalho



Viajar de avião pela primeira vez pode causar ansiedade e até mesmo medo. Porém a experiência pode ser muito prazerosa e confortável, desde que você, amigo mochileiro, se informe e se prepare com antecedência.


#FicaADica de Viagem para Iniciantes

O passo inicial é arrumar as bagagens pelo menos um dia antes do embarque, verificar o horário do voo (isto é muito importante, dependendo da companhia aérea e do aeroporto deve-se comparecer com até duas horas de antecedência para o check-in) e como chegar até o aeroporto. É importante também obter dados sobre o local de desembarque.

Antes de seguir para o terminal aéreo, certifique-se de que está com as passagens aéreas e todos os documentos necessários (RG e/ou passaporte) em mãos.  Ao chegar ao aeroporto, dirija-se imediatamente até o balcão de atendimento da companhia aérea. Caso não o localize, pergunte a algum funcionário.

No guichê, você fará o check-in. Nesse momento, a companhia irá identificá-lo e as malas serão despachadas, portanto, leve uma bagagem de mão, já que as malas só poderão ser retiradas no desembarque. Não se esqueça de guardar o canhoto da passagem, entregue pelo atendente. Este é o documento que garantirá sua entrada na aeronave.

[AQUI É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NA BAGAGEM DE MÃO NÃO PODERÁ HAVER LÍQUIDOS, OBJETOS CORTANTES OU PONTIAGUDOS. OBJETOS COMO CORTADOR DE UNHAS E SIMILARES POR EXEMPLO, DEVERÃO IR À BAGAGEM DESPACHADA. CUIDADO TAMBÉM COM O TAMANHO DESTA BAGAGEM, SE FOR MUITO GRANDE PODERÁ TER DE SER DESPACHADA COMO BAGAGEM COMUM]

O próximo passo é passar pela alfândega – local onde o passageiro é revistado e a bagagem de mão passa pelo aparelho de raios-X, para evitar o embarque de objetos cortantes, explosivos, tóxicos ou armas de fogo [CONFORME MENCIONAMOS NO ITEM SOBRE BAGAGEM DE MÃO]. Após ser liberado, o viajante tem acesso à sala de embarque, na qual aguarda as orientações para entrar na aeronave.

Caso o check-in tenha sido realizado com muita antecedência do horário do voo, aproveite para relaxar e conhecer os serviços que os aeroportos costumam oferecer, como lojas, cafés e bancos. Para controlar a ansiedade, livros, revistas ou jornais são boas opções para distrair-se antes do embarque e durante o voo. Alguns aeroportos dispõem de área de terraço, onde pode-se ver o pátio, o embarque, pousos e decolagens (para quem curte é muito bacana).


Ao adentrar na sala de embarque fique atendo aos painéis e aos avisos chamando para o embarque, desta forma evita-se perder o voo.


Por ultimo ao entrar na aeronave, procura a fileira e o assento. coloque a bagagem na parte de cima do assento, acomode-se, afivele o cinto e aproveite o voo.


Amigos Mochileiros, viajar de avião pela primeira vez pode parecer complicado, mas, se planejando tudo com antecedência, a experiência se torna algo muito prático e próximas viagens aéreas serão realizadas com muito mais calma e confiança.

Seguindo as orientações desse artigo, você certamente fará um voo tranquilo e guardará para sempre boas lembranças de sua viagem.