CAPITÓLIO - MG



Nesta quarta-feira, vamos falar novamente sobre um lugar incrível, Capitólio MG. A beleza deste lugar, agrega prazer, em meio a paisagens lindas e uma mistura de ambiente de represa com ambiente de praia.


BALNEÁRIO ESCARPAS DO LAGO


Começando por Escarpas, que é um Bairro de Capitólio. Este local fica a aproximadamente 7 km do centro da cidade, foi idealizado pelo empreendedor Marcos Valle Mendes.

As primeiras casas foram construídas por volta de 1978. A partir daí, iniciou-se a atividade turística em Capitólio.


O Balneário possui mais de 800 casas de segunda residência, gerando renda, emprego e negócios para o Município.

O Mar de Minas, como é conhecido o Lago de Furnas, está situado na região de Capitólio, sendo a maior extensão de água de Minas Gerais. Um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo, pode ser visitado em passeios de lancha, escuna e chalana.

Na região pode-se encontrar imensos canyons , cachoeiras e paisagens de encher os olhos.



O LAGO DE FURNAS


Criado para a instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, O mar de Minas, como é conhecido por aqui, compreende 34 municípios, entre eles Capitólio, considerada a “Capital do Lago de Furnas”.


Um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440km² que surpreende a todos pela beleza. O Mar de Minas, foi com toda certeza um propulsor da economia local. Um gigante da diversidade ambiental, das cachoeiras, piscinas naturais e paredões, que formam belíssimos cartões postais em toda a sua extensão.

A Usina Hidrelétrica de Furnas, origem do Mar de Minas, localizada entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória, foi a 1ª hidrelétrica de grande porte do Brasil, fundada em 1963. Hoje, o Lago de Furnas atrai navegantes, pescadores e visitantes de todo o mundo para a prática de esportes náuticos e turismo.

CÂNIONS


Imagine-se aventurar entre enormes fendas e paredões com mais de 20 metros de altura à procura do desconhecido, à procura dos cânions. 

De repente, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso: cachoeiras com sucessivas quedas. Um lugar encantador e de beleza rara.

Neste local a natureza caprichou na sua magnitude. O acesso aos Canyons é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana e escuna.

O passeio é muito tranquilo, leva você ao encontro da natureza; trazendo sentimentos fortes devido a grandeza da beleza local.

IGREJA MATRIZ


De arquitetura contemporânea, demonstra traços graciosos e simples em seu interior. Fundada em 1947, teve modificado seu altar por ocasião dos 50 anos.

A Igreja possui, em seu interior, doze colunas, quadros e pinturas retratando a vida de Jesus.


MORRO DO CHAPÉU


Um dos pontos mais altos da cidade, com altura de 1.293m. Seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira, com varias espécies de flores silvestres, diversas nascentes de água límpida correndo em pedra e lajeados, formando verdadeiras cachoeiras.

Sua fauna é rica em lobos, tatus e tamanduás. Entre as aves, destacam-se os inhambus e as codornas.


De seu topo tem uma visão privilegiada de grande extensão do Lago de Furnas, do Município de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra, vale a pena conferir.





CACHOEIRA DO LOBO


Possui completa estrutura para receber o turista, além de uma belíssima cachoeira.

Esta cachoeira está localizada no Município de Guapé, mas o acesso é mais fácil passando por Capitólio, a 14km do centro, sendo 6km de estrada de terra.


O camping é muito tranquilo, tem muita família e crianças, possui vestiários com água quente, tomadas e até piscina aquecida, mas a maior atração é uma cachoeira linda localizada dentro da pousada, tem que fazer uma trilha de uns 15 minutos, não aconselho essa trilha, embora tranquila, para pessoas com dificuldades de locomoção ou crianças muito pequenas, algumas partes são estreitas e difíceis de passar, mas vale muito a pena de todas as cachoeiras que conheci em capitólio, a que mais gostei foi essa. 

PRAIA ARTIFICIAL


A Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado foi fundada em 1988. Localiza-se no perímetro urbano, no final da Rua São Sebastião. É banhada pelo Rio Piumhi e possui 24.895,12m². No local contem quadras poliesportivas, calçadão para caminhadas e ampla área para realização de grandes eventos.

De fato é melhor do que muitas praias.