DICAS PARA SUPERAR O MEDO DE VOAR DE AVIÃO




Viajar é uma das melhores coisas da vida e, dependendo do destino escolhido, o avião é a única forma de chegar. Além disso, existem diversos empregos dos quais faz parte ir para outras cidades ou até países, e mesmo que o local seja próximo, às vezes não há tempo para percorrer longos trajetos de carro ou ônibus. Diante disso, o que fazer quando bate aquele medo de atravessar os ares dentro de um avião?


Primeiro, entenda que esse medo é mais comum do que você imagina. Ainda que varie entre pequenos temores e verdadeiras fobia, são poucas as pessoas que não ficam nem um pouco abaladas ao percorrer o céu dentro de uma aeronave.

Por mais difícil que pareça, fique calmo, em muitos casos esse medo pode ser superado desde que você siga recomendações para evitá-lo. Assim, seguem abaixo algumas dicas que poderão te ajudar a perder o medo de avião, ou, ao menos, a ter uma viagem mais tranquila.

Antes da Viagem


Ter dias tranquilos antes da viagem te ajudará a ficar menos ansioso. Para garantir isso, se organize de modo que todos os preparativos sejam feitos com antecedência e tranquilidade, assim você não terá preocupações no dia. Além disso, tenha uma boa noite de sono e use roupas confortáveis para viajar, pois se sentir incomodado no avião deixará o voo ainda mais desagradável. Também é aconselhável evitar cafeína para não ficar muito agitado.

Ou seja, faça de tudo para garantir que o dia da viagem não terá estresse e que você conseguirá chegar ao avião se sentindo o mais calmo possível.

No aeroporto


Chegue ao aeroporto com antecedência e já leve os documentos separados para não correr o risco de ter problemas antes da viagem. Ande pelo terminal para se ambientar e procure distrações como lojas ou cafés. Além disso, uma boa dica é observar a calma dos demais passageiros.

Dentro da aeronave


Sente no corredor (embora eu prefira na janela...)

Assim, você conseguirá esticar as pernas e levantar para dar uma volta com mais facilidade. Além disso, sentando na janela você vai acabar olhando para fora e isso pode causar mais medo.

Converse com os comissários de bordo

Não se incomode em falar para os membros da tripulação que você tem medo de avião. No geral, eles são treinados para lidar com essas situações e costumam ser bem atenciosos. Caso se assuste com algo que parece parece estranho, converse com os comissários de bordo que eles explicarão o que é aquilo e, se for o caso, esclarecerão que não há nada de errado ou que a tripulação está treinada para lidar com está acontecendo.

Faça atividades que te distraiam

Uma das melhores opções é ter alguém para conversar, assim, se você não estiver acompanhado, observe se a pessoa ao lado parece receptiva e tente puxar assunto. Talvez valha a pena explicar seu medo, pois isso pode fazer com que ela queira te ajudar. Outros bons recursos para não ficar pensando no voo são ler um livro interessante, ouvir músicas relaxantes ou jogar um jogo. Para quem gosta, as clássicas cruzadinhas são uma boa recomendação, já que elas mantém as pessoas bem concentradas.

Passe longe de bebidas alcóolicas

A pressão do ar dentro do avião acelera os efeitos do álcool e deixa as pessoas bêbadas mais rápido. Tome cuidado, pois ficar embriagado nessa situação pode lhe causar ainda mais medo de voar.

Entenda melhor o avião

É interessante conhecer o funcionamento da aeronave para perceber que ela não é um meio de transporte perigoso. Compreender que existe um enorme planejamento por trás do que acontece pode diminuir o medo, já que por vezes ele nasce da dúvida de como algo tão grande consegue ficar no ar sem cair. Assim, esclarecer seus questionamentos pode deixá-lo mais tranquilo e confiante quanto à capacidade da aeronave.

É seguro viajar de avião

Se desconsiderarmos o elevador, primeiro colocado da lista, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. Lembre-se de que a chance de sofrer um acidente andando de carro é muito maior do que viajando em uma aeronave.

Turbulências

Segundo Patrick Smith, piloto e blogueiro que escreveu o livro “Cockpit Confidential”, no geral as turbulência não afetam em anda a segurança do voo. Os aviões são feitos para suportá-las, de maneira que quando os pilotos tentam sair de uma turbulência sua maior preocupação é, na realidade, acalmar os passageiros e evitar que as bebidas caiam no chão. Um dos maiores riscos quando o avião balança muito diz respeito aos passageiros que não estão sentados com os cintos de segurança afivelados, afinal, os movimentos bruscos da aeronave podem fazer com que eles batam em algo ou caiam e se machuquem. Se ainda assim você sabe que o frio na barriga vai aparecer quando o avião começar a tremer, escolha um assento próximo às asas, parte mais estável da aeronave.

Certas coisas são mais comuns do que você imagina

Diversos acontecimentos que você pode achar estranhos são absolutamente normais em viagens de avião. É comum que as asas da aeronave balancem e que o motor diminua em alguns momentos durante a viagem, por exemplo. Além disso, aquelas “silver tapes” que você vê coladas na asa do avião e te enchem de temor, na verdade são “speed tapes” utilizadas para remendar componentes superficiais e que não apresentam risco nenhum. Elas são permitidas pela legislação e suportam uma enorme variação de temperatura, além de custarem milhares de dólares.

Dicas não são o suficiente?

Se mesmo seguindo tudo isso seu medo continua forte, a melhor opção é procurar ajuda especializada. Existem diversos profissionais que podem te auxiliar, além de empresas que desenvolveram cursos específicos para pessoas que sofrem com medo de avião.