MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE - MG

Por: Junior de Carvalho



Olá galera mochileira, se você acham que mochilar é somente pegar a estrada ir a lugares fora da cidade, com trilhas ou cachoeiras ou praias..., NÃO! Bora então conhecer um lugar com aroma, gastronomia e muita cultura. O Mercado Central de Belo Horizonte.



Entrar no velho mercado de Belo Horizonte é certeza de encontrar tudo isso.

Primeiramente tumulto e muita coisa boa pra todo lado. Não há quem não frequente o mercado sem elogiar e sem ter um cantinho favorito.

O ancestral dos shoppings (o mercado central) tem como ponto chave ter de tudo. Flores, cereais, frutos, legumes e uma gastronomia inevitavelmente mineira, com bares e restaurantes maravilhosos, sem contar as adegas. Há também uma diversidade de doces e queijos, sendo uma boa parte de produção mineira.



Fundado em 7 de Setembro de 1929, pelo então prefeito da capital, Cristiano Machado, o galpão pertencia totalmente a prefeitura de Belo Horizonte.





A nossa presepada começa por uma volta completa por todo o mercado, aproveitando para comer um pouco de biscoito de polvilho e doce de leite (quebrando a dieta) e ao terminar a volta num bar de comida de buteco comendo tropeiro.





Há também  o tradicional figado com jiló, que costumeiramente o belo-horizontino mais antigo e boêmio aprecia com uma cachacinha ou cerveja. 







Dica: não se esqueçam de procurar a famosa goiabada de Ponte Nova, algo fenomenal, um produto do interior que vale a pena adquirir junto de um queijinho para apreciar "tipo" Romeu e Julieta.

Vale a pena conferir o que há de bom neste que é um dos pontos turísticos de Belo Horizonte que, devido a agitação do dia-a-dia, acaba passando despercebido por quem transita pelo centro da capital mineira.