PREFEITURA DE BELO HORIZONTE LANÇA GUIA DE ROTEIROS TURÍSTICOS.

PBH lança Guia de Roteiros Turísticos, fomenta o turismo local e fortalece as agências de turismo e receptivo.


      Foto Breno Pataro

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, lançou nesta quarta-feira, dia 28, o Guia de Roteiros Temáticos, composto por 12 roteiros que contemplam os principais atrativos da capital mineira e os destinos do entorno. O lançamento foi realizado durante reunião do Conselho Municipal de Turismo, na sede da PBH, no Centro, e contou com a presença de representantes da cadeia produtiva do turismo da capital mineira.


O guia é direcionado para o turista e também pode servir como um estímulo para que o belo-horizontino possa conhecer e vivenciar os principais atrativos de Belo Horizonte, estimulando a preservação de valores culturais e turísticos da capital. De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a cidade passa por um forte processo de internacionalização, o que inclui melhoria da infraestrutura e dos atrativos. “Os turistas percebem as melhorias da cidade e a satisfação da população. Com isso, querem vivenciar Belo Horizonte em sua totalidade, com opções de lazer, como a prática do turismo de aventura, hoje bastante intensa no vetor sul e no entorno. No ano que vem, teremos as Olimpíadas, seremos anfitriões da delegação britânica e isso tem grande potencial de divulgação. Precisamos estar preparados para aproveitar essa oportunidade”, disse.

Os roteiros turísticos, que oferecem opções que variam de um a quatro dias de atividades e visitações, fazem parte das estratégias da Belotur para ampliar a oferta turística da capital, com a integração de atrativos com outros destinos mineiros. É o caso do roteiro “As Três Capitais de Minas”, que alia atividades em Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana e, também, do roteiro “Da tradição ao contemporâneo”, com ofertas que integram o Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Brumadinho), Belo Horizonte e as cidades históricas Ouro Preto e Mariana. Conheça quais são os roteiros no box ao lado.

De acordo o presidente da Belotur, Mauro Werkema, os 12 roteiros apresentados ao trade turístico seguem uma metodologia moderna, orientada pelo Ministério do Turismo. O material destina-se a visitantes, mas também serve como incentivo aos operadores e àqueles que pertencem à cadeia produtiva do segmento, como hotéis, restaurantes e atrativos de forma geral. “A oferta desses roteiros é importante para a organização, planejamento e incremento do turismo de Belo Horizonte. Vamos oferecer capacitação e fazer um chamamento democrático para que as empresas de receptivo possam comercializar os produtos turísticos de Belo Horizonte”, comentou.

O guia foi apresentado pela diretora de Marketing da Belotur, Danielle Morreale. Segundo ela, as diretrizes do Plano de Marketing Turístico de Belo Horizonte orientam para a diversificação da oferta, portanto foi elaborado o material de roteiros, que oferece opções variadas para cada perfil de turista. “Diversificar a oferta significa fazer com que o turista contemple o destino com um olhar diferente, por meio de vivências diversificadas e lúdicas”, observou.

Os roteiros turísticos podem ser acessados no site www.roteirosdebh.com.br, que disponibiliza informações sobre os atrativos turísticos, contatos e horários de funcionamento. O material digital estará disponível também na versão mobile.

Políticas de apoio à comercialização

Durante o lançamento dos roteiros turísticos, a diretora de Promoção Turística da Belotur, Stella Kleinrath, apresentou às empresas de receptivo e agências de turismo as políticas de promoção e apoio à comercialização dos novos produtos, previstas no programa BH Receptiva, criado em 2014, e que tem como objetivo visa preparar BH cada vez mais para receber o turista, buscando aprimorar elementos de infraestrutura e/ou serviços.

Para orientar a política de comercialização dos roteiros foi elaborado um chamamento público, publicado no Diário Oficial do Município de ontem, com orientações para o credenciamento das agências de receptivo interessadas em incluir os roteiros turísticos em seus catálogos de oferta turística. Para serem credenciadas, as empresas deverão estar sediadas em Belo Horizonte, possuir profissional de guia de turismo cadastrado no Ministério do Turismo, ter site e operar, no mínimo, três dos roteiros institucionais oferecidos pela Belotur.

Em contrapartida, a Belotur irá oferecer aos credenciados uma série de incentivos, tais como participação em feiras, eventos e demais ações promocionais; participação nas ações de famtours ou press-trips; inserção de logomarca no site institucional de Roteiros Turísticos da Belotur; inserção na lista de agências credenciadas para operar os roteiros turísticos em página especial no Guia Turístico da Belotur e espaço para divulgação de material promocional nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). E, ainda, cada uma das empresas receberá um certificado que a credenciará como agência integrante do Programa BH Receptiva.
Os roteiros apresentados enriquecem a oferta turística da capital mineira, ampliando as opções de visita, agregando valor aos atrativos já existentes e consequentemente, possibilitando o aumento do fluxo e da permanência dos turistas, além de unir elementos da cultura e da história de Minas Gerais e da capital.

De acordo com Kleinrath, o lançamento dos roteiros configura-se como uma importante entrega da Belotur para o mercado. “São as empresas turísticas as grandes protagonistas da recepção e no atendimento ao visitante. Cabe ao poder público fomentar o trabalho da iniciativa privada, prover a infraestrutura e a promoção do destino”, considera a diretora.


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Publicado em 28/10/2015
Fonte: Portal PBH