COMO SER UM VIAJANTE CONSCIENTE NAS FÉRIAS? | UaiSôMochilando Blog

Por: UaiSôMochilando Blog



Sustentabilidade é o tema do momento, obviamente isso não foge do nosso tema, então vamos tratar, neste post, de "férias sustentáveis" e falaremos "como ser um viajante consciente...".

Postagens Relacionadas:



Férias sustentáveis, como ser um turista engajado e consciente na hora de viajar?
Especialistas explicam que ser sustentável na hora de viajar não implica abrir mão do conforto ou de conhecer os lugares devido a pandemia da Covid-19. O fato é que a pandemia aumentou o interesse por ambientes abertos.

Chegou o verão, e junto com ele o desejo de viajar. O mês de Janeiro é sinonimo de férias para muitos brasileiros. Enquanto crianças e adolescentes entram no recesso escolar, famílias decidem os destinos para curtir essa temporada da melhor forma, mas nem sempre a escolha do lugar é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos pandêmicos. 

Espaços naturais, sem aglomerações, podem ser uma saída agradável, divertida e segura para quem deseja aproveitar as férias.
Alguns viajantes, que são mais conscientes, já se atentam às práticas sustentáveis de hotéis e agências de turismo na hora de escolher o seu destino, mas esse número ainda é pequeno. Muitos ainda optam por viagens para grandes cidades, marcadas por compras excessivas e pelo conforto de hotéis convencionais.

Mas saiba que para ser um viajante responsável não é preciso abrir mão dos prazeres, tampouco é preciso escolher somente destinos "no meio do mato". É possível ser responsável e consciente dentro de diferentes tipos de viagem, visando impactar positivamente o ambiente natural e a comunidade do local visitado.

Outros pontos que valem a atenção são se o hotel faz a separação correta de resíduos, e como realiza a economia de água. 
Mesmo que você vá para um hotel luxuoso no meio de uma grande metrópole, você pode repensar a troca diária de toalha, por exemplo, ou o uso desenfreado de embalagens descartáveis de shampoo e de condicionador. É possível ter consciência com lazer, ao considerar essas coisas.

Apesar de muitos males que a pandemia do Covid-19 trouxe, um aspecto positivo prevalece para muitas pessoas: a vontade de estar ao ar livre. 
O Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2021 revelou que 78% dos viajantes brasileiros acreditam que a pandemia os incentivou a viajar de maneira mais sustentável. 
Além disso, de acordo com o relatório da Amadeus Rebuild Travel Survey muitos especialistas acreditam que o turismo só pode prosperar se seguir o caminho da sustentabilidade.