SERRO - MG | UaiSôMochilando Blog



Uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, a tricentenária Serro ainda guarda as características dos arraiais mineiros. Vila do Príncipe do Serro Frio, como era conhecida, foi sede de uma das quatro primeiras comarcas do estado. Em 1714 foi elevada à vila.

Na região da Serra do Espinhaço, o que lhe confere uma boa quantidade de ladeiras e morros, Serro foi o primeiro município brasileiro a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. 


Pontos turísticos do Serro

No roteiro passe pelas igrejas do século XVIII, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E também não deixe de conhecer e as igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Rosário. Imperdível é a Capela de Santa Rita, no ponto mais alto do centro histórico. Tem que ter fôlego para subir a escadaria, mas a vista compensa!

A cidade é famosa pela produção do queijo minas artesanal, feito com leite cru, e declarado Patrimônio Imaterial de Minas Gerais. Graças ao clima, a iguaria local é menos maturada, e costuma também ser macia. Mas alguns produtores estão começando a curar os queijos e a abrir as porteiras das fazendas para receber turistas, como é o caso do Tulio Madureira, do Queijo do Gir.

Distritos

A mística Milho Verde é destino certo para quem procura sossego.
O ponto de encontro é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com vista privilegiada para o Pico do Itambé. 
Lá fica também a Cachoeira Moinho, com 25 metros de altura, que tem poços para banho, e mais à frente, duas quedas formam o Rio Jequitinhonha.

Cachoeira do Moinho - Serro - MG

Outro distrito é São Gonçalo do Rio das Pedras. 
Quem passa por lá não pode deixar de conhecer a Dona Helena e seu presépio. 
Desde criança ela coleciona as peças e mantém o presépio montado em um quarto de sua casinha o ano todo. 
É só chamar que ela abre a porta com a maior simpatia!