CASAL CHEGA NA ALEMANHA COM HOTEL CANCELADO

Casal com hotel na Alemanha cancelado pelo Hurb usa dinheiro de alimentação para dormir


Empresa afirmou, em nota, que as estadias foram adiadas por motivos operacionais e que enviou um comunicado aos viajantes no dia 25 de maio, um dia antes do embarque.

O casal Maria e Celso Tupinambá, de Campinas (SP), que teve as hospedagens na Alemanha canceladas pelo Hurb sem aviso prévio, precisou usar o dinheiro que havia separado para alimentação, na viagem de 9 dias escolhida para comemorar 25 anos de casamento, para conseguir um local para dormir.

"Ainda estamos aqui em Berlim, sem hotel pago pela Hurb. Nós tivemos que pagar do nosso próprio bolso. Isso dificultou bastante, porque o dinheiro que tinha reservado para alimentação e passeios, teve que usar com hotel. Não estamos fazendo nenhum passeio, estamos pela cidade. Estamos na estação de trem" disse Celso, em vídeo enviado à EPTV na manhã desta segunda (29).

O cancelamento das hospedagens só foi descoberto no sábado (27), quando o casal chegou na Alemanha e tentava fazer o check-in em um hotel de Berlim. Em nota, a Hurb alegou as estadias foram adiadas por motivos operacionais e que enviou um comunicado aos viajantes no dia 25 de maio, um dia antes do embarque - o casal nega ter recebido o aviso.

Moradores de Campinas (SP) têm hospedagens em hotéis na Alemanha canceladas pelo Hurb — Foto: Reprodução/EPTV

Celso e a esposa compraram o pacote de viagem para Alemanha com duração de nove dias em abril do ano passado com a empresa Hurb, que antes era chamada de Hotel Urbano. Naquela ocasião, despois de tudo pago, eles receberam a mensagem que indicava indisponibilidade promocional.

De acordo com os consumidores, o Hurb não cumpriu prazos e, inclusive, descumpriu decisão judicial que determinava a marcação de viagens. O casal embarcou na última sexta (26) para a viagem.

"Viajamos cerca de 15 horas. Tínhamos tudo confirmado pelo Hurb, pagamentos de passagens e hotéis reservados. Depois de tudo isso, chegamos ao hotel e não temos onde ficar", lamentou o advogado.

Segundo Celso, a empresa cancelou o hotel de Berlim, onde o casal ficaria por três dias, além de hospedagens em outras duas cidades, Frankfurt e o de Munique, em que também passariam o mesmo período de tempo em cada um.

Celso e Maria pagaram o valor de R$ 5,9 mil em 2022 por uma viagem para a Alemanha, mas a empresa informou no início de 2023 que não havia datas disponíveis para os voos.

"Quando chegou em fevereiro deste ano, enviaram e-mail falando que não tinham achado voo disponível na data. Só que já tinha pedido férias. E férias nas empresas você pede com oito meses, seis meses antes. Foi tudo por água abaixo, e agora não sei o que fazer. Terça-feira eu volto a trabalhar", contou a enfermeira Maria Tupinambá.

Enfermeira mostra pacote adquirido e pago, mas que empresa informar agora não ter data de voo disponível — Foto: Reprodução/EPTV

O marido dela, o advogado Celso Tupinambá, disse que procurou a empresa de todas as formas possíveis, e teve de recorrer a Justiça para garantir a viagem, contratada para celebrar os 25 anos de casamento.

A liminar obtida no início de março determina que a Hotel Urbano marque a data da viagem, sob pena de multa de R$ 500 por dia, mas passado um mês, a ordem judicial segue sendo descumprida. "São mais de 370 (reclamantes) só aqui no estado de São Paulo", conta Celso.

O dono da Hotel Urbano chegou a fazer um pronunciamento sobre casos em 2022, mas minimizou o problema, alegando que representava apenas uma pequena parcela do total de clientes atendidos.

Consumidores descobrem cancelamento de reserva em hotel pelo Hurb ao fazer check-in na Alemanha — Foto: Reprodução/EPTV

O que diz a empresa?

Em nota enviada sábado (27) à reportagem da EPTV, o Hurb afirmou que preza pela transparência com os seus viajantes, que preza pela escuta ativa e cuidado com seus públicos e, por isso, está à disposição caso surjam eventuais dúvidas.

"Referente à reclamação do cliente Celso Tupinambá, que adquiriu um pacote de data flexível (vide regulamento) com destino à Alemanha, o Hurb informa que, por problemas operacionais, a viagem precisou ser adiada, como informado no comunicado enviado aos viajantes no dia 25 de maio", disse no documento.

"A empresa reconhece que toda viagem gera expectativas e lamenta pelo ocorrido. Comprometido a realizar a viagem dos seus clientes, a empresa sugeriu, via comunicado, que os viajantes impactados indiquem novas datas de embarque para o segundo semestre de 2023 ou primeiro semestre de 2024, oferecendo a extensão do período de validade da oferta até junho de 2024", afirmou em nota.

O que fazer?

O advogado Pedro Henrique Bellini de Melo orienta que os clientes que compraram os pacotes da empresa e não tiveram a viagem marcada podem recorrer à Justiça para reaver o dinheiro ou ainda exigir o cumprimento do contrato.

"E eventualmente perdas e danos, se houve algum valor perdido, se houve um dano maior causado pelo descumprimento de contrato, isso pode ser exigido", explicou.

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Até o próximo post!

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Fontes:  G1 Campinas EPTV
Data: 29/05/2023  - 16:05
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