O TURISMO EM MINAS ESTÁ CADA VEZ MAIS EM ALTA

Evolução da atividade turística passa pelo foco na mineiridade e integração de ações, estão cada vez mais na moda!

GettyImages

“O que mais atrai o turista para Minas Gerais é o mineiro”. Essa é a percepção de representantes do setor, como Milena Soares, analista de Turismo da Fecomércio-MG. 

Segundo ela, a versatilidade de Minas para oferecer praticamente todos os segmentos de turismo - natureza, histórico, cultural, gastronômico - é ponto significativo, mas torna-se ainda mais relevante com o tempero da mineiridade. 

“Temos belezas naturais exuberantes e um rico patrimônio histórico, mas o jeito de ser do mineiro, a experiência da mineiridade, tem um lugar especial no coração das pessoas. O jeito de tomar café, de falar o mineirês, a conversa que acontece no coração da casa - a cozinha - são diferenciais. O Brasil todo tem atrativos naturais e Minas é um dos estados que possuem o maior número deles, mas a nossa empatia na hora de tratar o turista faz muita diferença”, ressalta.

| Mais foco na Mineiridade

O governo mineiro instituiu o ano de 2022 como o ano da Mineiridade, com investimentos e ações para atrair mais turistas interessados na diversidade de atributos que as terras mineiras oferecem. 

O maior fluxo de visitantes é esperado em todas as regiões, mas tende a se manter forte nos principais destinos, como o Sul de Minas, as cidades históricas e do circuito das águas, além da capital Belo Horizonte. 

Dois programas estaduais - o Reviva Turismo e o Descentra Cultura - unem forças no Ano da Mineiridade, promovendo, na prática, a transversalidade entre Cultura e Turismo.

“Ao visitar um destino mineiro, o turista precisa de tempo para se envolver com o local. É o ‘senta aqui, vamos tomar um café e comer um pão de queijo’. Na prática, quando o empresário do setor vai montar um roteiro turístico, ele precisa pensar nessas pausas, nesses momentos, criando oportunidades para que o visitante explore o que há na sua localidade, como ver o preparo de um doce feito pela ‘dona Maria’ enquanto ela conta a história de como aprendeu a receita. Saem na frente os destinos mais profissionalizados, que oferecem a experiência da mineiridade de forma mais qualificada. Por exemplo, a ‘dona Maria’, do doce, precisa ter sua parcela de ganho financeiro, precisa ser valorizada”, diz a analista da Fecomércio-MG.

| Números positivos

Em 2022, destinos mineiros aparecem no topo da lista de lugares mais acolhedores do Brasil segundo a premiação Traveller Review Awards. Realizado pela plataforma de reservas booking.com, o levantamento considerou 232 milhões de avaliações de viajantes que escolheram a cidade de Monte Verde como a número 1 do ranking, seguida por Lavras Novas

Em 2021, o estado ocupou a lista das dez regiões mais acolhedoras do mundo, confirmando que o jeito mineiro de receber é um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais.

Um dos responsáveis pela retomada das atividades da cadeia produtiva, no contexto da Covid-19, foi o programa estadual Reviva Turismo, lançado no ano passado. Com medidas centradas nas tendências pós-pandemia e segmentos prioritários como cozinha mineira, turismo cultural, rural, de aventura, de natureza e de experiências, a iniciativa foi baseada em quatro eixos estruturantes e de suporte ao desenvolvimento do turismo e da economia criativa: biossegurança, infraestrutura, capacitação e marketing.

Desde o lançamento do Reviva Turismo, o fluxo turístico em Minas vem crescendo e registrou, em alguns períodos, números maiores que os anteriores à pandemia. De acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais, no Aeroporto Internacional de Confins, uma das principais portas de entrada em Minas Gerais, em agosto de 2021 o fluxo contou com mais de 100 mil novos viajantes pelo estado: cerca de 670 mil pessoas contra cerca de 570 mil em agosto de 2019.

— Foto: GettyImages

| Integração

Minas vem ganhando maior espaço no cenário turístico nacional e até mesmo internacional desde os anos 1990. Vários fatores contribuíram para essa ascensão, como o trabalho conjunto entre governo estadual e municípios. 

A mudança de perfil dos turistas também foi favorável, uma vez que passaram a ter mais interesse por viagens que associam a natureza à cultura – algo forte em Minas Gerais. 

A integração entre a área de Turismo com as de Patrimônio Histórico e de Meio Ambiente também vem colaborando para a melhor estruturação do setor, além de contribuir para a preservação ambiental e dos bens artístico-culturais.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!

--------------------------------------------------------
Fonte:  Minas do Amanhã
Data: XX/XX/XXXX 
--------------------------------------------------------