ENFERMEIRA BRUMADINHENSE PRESTA SOCORRO EM AVIÃO | UaiSôMochilando News

Enfermeira brumadinhense presta socorro a passageiro dentro de avião.


Camila Dornas estava voltando das férias no Ceará e, ao deparar com uma situação de emergência, socorreu um paciente que estava com gastroenterite.

Ontem (7), utilizando uma das principais ferramentas que estes profissionais têm - o amor no que faz, a enfermeira Camila Dornas prestou socorro a um passageiro que estava passando mal, dentro do avião. Ela estava voltando das férias em um Resort na cidade de Caucaia, ao lado de Fortaleza, no Ceará.

Ela conta que, após algumas pessoas chamarem por socorro, na procura de um médico ou enfermeiro, ela se apresentou e iniciou os cuidados. "Era um idoso, que estava com a esposa e a filha. Os comissários começaram a pedir ajuda médica porque havia alguém passando mal. Quando eu cheguei próximo, ele já estava vomitando bastante, com sudorese intensa e bem pálido. A esposa disse que ele havia apresentado febre, dor abdominal intensa, vômitos e diarreia há 3 dias. Ele apresentava o abdome distendido. Os dados vitais estavam bons, então eu peguei um acesso venoso periférico e administrei Plasil e soro venoso, que eram as únicas medicações possíveis presentes no avião, pra aliviar os vômitos. Então ele apresentou melhora dos vômitos, porém mantinha a distensão abdominal e a dor constante.", comenta Camila. A enfermeira mencionou, ainda, que uma equipe de saúde foi contatada e aguardaria no aeroporto, para complementar os cuidados. "O piloto fez contato com o aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, e quando chegamos já havia uma ambulância aguardando", completa.

Camila atualmente trabalha no PSF do Bairro Progresso, e é a responsável técnica da unidade. Ela é enfermeira há 9 anos e essa situação - de atendimento em uma avião voltando das férias, foi a primeira. "Nós, profissionais, passamos por muitas situações assim. Eu já tive tais experiências em trânsito, nas enchentes e em várias outras situações... não tem outra opção a não ser ajudar", finaliza, ainda com o pensamento que tal ação colabora com a valorização dos profissionais de saúde.

"Não é a primeira vez que Camila nos encanta com o seu profissionalismo, em 2019 logo após o rompimento da barragem Córrego do Feijão, recebi um relatório escrito a mão por ela, jamais esquecerei disso. Somente uma pessoa que ama o que faz é capaz de tamanha dedicação".
- relata Leidiane Magalhães 
(Assistente Social e Mochileira desde blog)



Camila Dornas/Enfermeira

"Foi no instinto..."

Profissional de saúde que se preze, onde estiver, o instinto de ajudar é maior. Eles ainda queriam me pagar por isso, mas eu neguei e pedi para que rezasse por mim.

A notícia de que Camila havia feito algo "exemplar" e as imagens mostrando a atuação dela foram gravadas por um amigo, também de Brumadinho, e divulgadas em sua conta no Instagram. No vídeo, Marcos Paulo diz que "ela é um exemplo para nossa Brumadinho". Clique aqui e veja.

A enfermeira conta que anotou o telefone da esposa dele para saber notícias, e que as primeiras informações foram de que ele permaneceria em Campinas-SP (onde pousaram, em conexão) para realizar novos exames. 

"Coincidência é que eles estavam hospedados no mesmo Resort que eu"
- comentou.

Cada vez mais a sociedade tem reconhecido a importância do trabalho desses profissionais e o desejo genuíno deles em ajudar as pessoas quando elas mais precisam - seja em um hospital ou até mesmo em situações como a que Camila enfrentou, em um avião, transformando os desafios em sensação de recompensa que vem com ajudar o outro e a comunidade.

--------------------------------------------------------
Fonte: Portal da Cidade de Brumadinho * Thalles Costa
Data: 08/04/2022
---------------------------------------------------------------------