menu

2 de junho de 2021

PORTO SEGURO ESTÁ NO TURISMO RURAL | UaiSôMochilando Blog

Porto Seguro é única cidade do NEE a fazer parte de projeto voltado para 'Turismo Rural'





Porto Seguro é a única cidade do nordeste selecionada para participar de projeto de incentivo ao turismo rural

O roteiro rural de visitação inscrito na seleção foi o “Terra Mãe do Brasil”, e ficou entre os oitos projetos escolhidos em todo o país para receber ações de financiamento.

Porto Seguro, no sul da Bahia, foi a única cidade da região nordeste do país a ser selecionada para fazer parte do projeto “Experiências do Brasil Rural'', promovido pelo Ministério do Turismo e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O roteiro rural de visitação inscrito na seleção foi o “Terra Mãe do Brasil”, e ficou entre os oitos projetos escolhidos em todo o país para receber ações de financiamento.

No roteiro, está incluída a visitação de dois parques nacionais: Pau Brasil, que preserva a árvore que dá nome ao país, e o Monte Pascoal, onde fica o primeiro pedaço de terra visto por Pedro Álvares Cabral, ao chegar na costa brasileira.

“A seleção veio para juntar todos esses atrativos que, separados, não estavam chamando atenção e então foram colocados em um roteiro mais atrativo para os turistas. Depois da pandemia, a busca é por natureza, novas experiências"
, conta a diretora de mercado da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Aline Rodrigues.

"As pessoas querem vivenciar o local, ver colheita, participar do processo de fabricação do alimento, e temos essa riqueza para oferecer”, disse.

Além dos parques, o roteiro rural contempla também visitação em cervejarias artesanais, fábricas de chocolates, fazendas que investem na criação de búfalos e propriedades com foco na produção de açaí.

De acordo com o secretário de turismo da cidade, Paulo Onishi, a expectativa é que a aprovação impulsione os empreendimentos rurais e movimente o setor na cidade.

“O agricultor familiar vai ter que se preparar para receber o turista. Além do trade normal, que é a hotelaria, pousada, os guias, a gente vai gerar emprego e renda também na agricultura familiar”.