PIONEIRO E LENDÁRIO [ERRATA]

Por: Junior de Carvalho
Fonte: Wikipédia


No post de hoje, falaremos sobre um pioneiro, uma verdadeira lenda, mas que  foi esquecido, assim como seus irmãos e hoje repousa em um pátio.


Sua história começou em 21 de abril de 1969, quando ele, o PP-SMA, fez um vôo rasante no Aeroporto de São Paulo-Congonhas, junto com os outros Boeing 737-200, o PP-SMB, o PP-SMC e o PP-SMD (este último foi vendido pela companhia em 1974). O evento fez parte das comemorações do feriado de Tiradentes. 


Ele é um Boeing 737-2A1 Número de Construção (Construction Number) 20092 da Linha (Line Number) 161 na Boeing, e possuía toda tecnologia que se podia esperar de um avião para sua época. 

Este modelo de aeronave foi a espinha dorsal da VASP, que contou com 22 aviões do tipo até sua falência em 2005.

APELIDO "BREGUINHA"

Devido sua defasagem após a chegada do Boeing 737-300 ao Brasil, o Boeing 737-200 ficou com o apelido de Brega, pois na época a Rede Globo exibia a novela Brega e Chique, enquanto o 737-300 ficou com o apelido de Chique. Para o 300 o apelido não pegou, mas para o 200 pegou e continuou carinhosamente sendo chamado de Breguinha, até os dias de hoje.

E ONDE ELE ESTÁ?


Após a suspensão de operações em 2004, a aeronave foi estacionada em uma área remota no Aeroporto de Confins localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foram retiradas pintura, logotipo e motores (incluindo suas carenagens) e apenas a bandeira do Brasil na porta, e a matrícula PP-SMA foram mantidas na aeronave. 


Enquanto ocorria o processo legal de falência e leilão dos bens da VASP, o PP-SMA continuava em Confins, sem qualquer esperança de ser levado a um museu ou, no pior caso, ser desmontado e sucateado. 


Havia uma especulação de que estava prestes a fazer parte do Museu da TAM. Sem dúvida seria um belo descanso para um veterano de valor inestimável para a aviação Brasileira,  mas, após o leilão, em meados de 2015, após ser adquirido e está estacionado em um pátio na cidade de Contagem - MG, situado na Av. Babita Camargos. Há quem diga que vão restaura-lo ou transforma-lo em boate.

Algum tempo depois da postagem original fomos informados por amigos e parceiros que o avião que está na Av. Babita Camargos é na verdade o PP-SMC (o terceiro  737 da America Latina), o PP-SMA está em Vespasiano e não obtivemos sua localização precisa.