COM MOCHILA E SEM CARRO NO FERIADÃO - DIA 1

Por: Junior de Carvalho

Fala galera mochileira, mais um feriadão e diversos ônibus extras saindo de BH e vamos nos aventurar da forma mais básica, somente com o mochilão nas costas e encarando a estrada de "busão"... e é claro que vamos detalhar tudo aqui pra vocês.

A aventura começou então no terminal Israel Pinheiro, rodoviária de Belo Horizonte - MG, partindo apenas com a cara e a coragem.

A ideia era visitar São João Del Rei - MG, passando por Ouro Preto MG e terminar o passeio em Tiradentes MG. Ao contrário do que imaginávamos, ir de ônibus não foi tão econômico e foi muito cansativo.

Foram mais de 5 horas de estrada, passando por Barbacena - MG. Ainda bem que o tempo (clima) estava favorável (nem muito calor e nem frio).

Como sempre estamos precavidos, tínhamos o que comer, mas sinceramente é a parte mais desgastante.

CHEGADA EM SÃO JOÃO DEL REI

Após o desembarque, começamos a pesquisar dentre as posadas, das quais já tínhamos alguma indicação, qual tinha vaga e qual estava com o valor mais interessante e confesso que valeu a pena não fechar no primeiro lugar, embora as três opções visitadas nos deixaram impressionados devido a qualidade e o conforto demonstrado.

As duas diárias necessárias para curtir o feriadão ficaram por R$360,00 (trezentos e sessenta reais) e o que verificamos é que a diferença de preço entre uma pousada e outra era muito pequena, quase nula.

Fomos atrás apenas de hospedagens que haviam sido previamente recomendadas e que estivessem estrategicamente próximas a parte histórica da cidade de São João Del Rei - MG. As outras opções que procuramos e que não foram escolhidas vou deixar os nomes abaixo em dicas no fim desta postagem.

Optamos pelo Solara Hotel, pensando em deslocamento. Esta opção era a mais próxima da rodoviária e com fácil acesso a parte histórica da cidade, nosso objetivo.

Nossa experiencia com a hospedagem foi excelente, no começo ficamos chateados e comentando entre nós que "estava muito caro", mas diante do atendimento, da forma prestativa dos funcionários do hotel e de pequenos detalhes, que fazem toda a diferença para um viajante. Mas para quem vai de carro ou que deseja relaxar vale ressaltar que o hotel tem poucas vagas de garagem e não tem piscina. Havia dentro das opções que avaliamos outras que tinham esta comodidade.

Ficamos em um quarto voltado para os fundos do hotel, que estava cheio devido ao feriado. De "barulho", somente o transito dos hospedes pelo corredor. Fora isto totalmente sossegado.

DIA 1 - CIDADE HISTÓRICA DE SÃO JOÃO DEL REI

Logo cedo, um café da manhã e a preparação para conhecer a parte histórica da cidade de São João Del Rei - MG.

O café da manhã estava muito bom e muito bem servido, chegamos num horário que ainda não tinha movimento e pudemos aproveitar bem este beneficio do hotel.

Destruí minha dieta, mas nem me senti culpado por isso, pois estava realmente muito bom e caprichado.

Apreciamos este café que nos preparando para colocamos o pé na rua. Antes temos de mencionar que não deixaram a desejar no serviço de maneira alguma, diversos tipos de pães, bolos, frustas...  aqui só há espaço para elogios.

Após uma noite ali, tive certeza de que a escolha deste hotel foi acertada, estrategicamente falando, para o nosso passeio.

Foram 15 minutos de caminhada até o primeiro ponto turístico: Igreja de São Francisco de Assis.

Uma igreja muito bonita, que foi modernizada e que tem estrutura para receber turistas. Se cobra R$4,00 (quatro reais) para entrar na igreja.  Mesmo sendo um valor irrisórios, optei por não entrar e seguir a diante em nosso passeio.

Nota: Ouvi uma moça falar que não pagou os R$4,00, mas somente R$2,00 e que ficou decepcionada pois estavam limpando os bancos e que tudo estava de pernas para o ar.

Como passagem obrigatória, passamos pelo cemitério ao fundo da Igreja de São Francisco de Assis, onde está o túmulo do presidente Tancredo de Almeida Neves.

Curiosamente Tancredo Neves faleceu justamente no mesmo dia em que Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, também faleceu e que é, em virtude de sua história, comemorado o feriado em 21 de abril.

Logo depois de ver a igreja pela parte externa e visitar o cemitério, caminhamos cerca de 5 minutos, pela Rua Padre José Maria Xavier, até o memorial ao presidente Tancredo Neves.

Este lugar também é carregado de história politica, até mesmo para aqueles não estão gostando dos rumos da história deste país, mostrando tudo pelo que este homem fez pelo Brasil como politico e como personalidade.

Sobre o Memorial:

Em 8 de dezembro de 1990 este espaço foi inaugurado. A ideia não era somente contar a história de Tancredo Neves, mas demonstrar a todos a importância de sua história.

Pode-se ver objetos pessoais e até mesmo alguns móveis que foram utilizados por Tancredo, bem como alguns bustos feitos em metal e um banco de praça com uma estatua em tamanho real, onde é possível se tirar uma foto ao seu lado.

Seguindo após o memorial ao presidente Tancredo Neves, fomos almoçar e nos preparar para ver mais coisas legais em São João Del Rei MG, tendo percebido que já estava valendo a pena todo o trabalho e esforço feito.

Como "saco vazio não para em pé", fomos para um restaurante indicado por amigos que é o restaurante Villeiros, um café empório que possui até uma boa carta de vinhos e uma comida

O restaurante é de comida a quilo, com variedade em comidas típicas mineiras. É imprescindível mencionar a mesa de doces que fazem a maioria dos turistas sair do regime, inclusive nós.

Quando chegamos havia somente a opção de buffet com muita variedade, mas fomos informados que a partir das 14 horas haveria a opção à la carte.

Haviam vais opções de saladas diversas, comida japonesa, hommus, queijos, além de massas e carnes e do tradicional arroz com feijão.

O tempero e o atendimento excelente, mas o preço... R$ 60,00 ou R$ 70,00 o kg. De toda forma vale a pena!

Foi uma opção bem escolhida, diante da decisão de continuar a caminhada com destino a mais uma igreja história. Esta opção de restaurante é próxima a Igreja de São Francisco de Assis na rua Padre José Maria Xavier, 132, no centro de São João Del Rei -MG.

Caminhamos então com Destino a próxima atração do dia, vendo a caminhada que teríamos pela frente, registrando a passagem por uma cartão postal de São João Del Rei - MG, a Ponte do Rosário.

Acredito que não haja quem não venha aqui e não pare ao menos dois minutos para admirar este lugar da cidade.

Fiquei alguns instante olhando e apreciando a vista. Com toda certeza tem de ter status de cartão postal, realmente chama a atenção, não por extravagância, mas por ser tão bonita e tão simples ao mesmo tempo.

Seguindo a rua Eugênio Vargas, uma ruazinha com todas as característica de rua de cidade história, destacando a pavimentação de toda a região em pedras, que deixa o lugar ainda mais bonito. Como em todo o trajeto feito, o que observamos é que a cidade respira e inspira história e sem ao menos ter de caminhar tanto. Observei o quanto tudo está muito preservado e confesso que desejava ver outras cidades históricas e até mesmo itens de nossa história preservados com a mesma força.

Como nossa escolha de hotel favoreceu o nosso passeio, andamos pouco, isso fez toda a diferença. Andando mais um pouco nos depararmos com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Mais uma vez tudo arrumado, bem cuidado e preservado.

Não visitamos o interior desta igreja, pelo fato de estava fechada. Ouvi comentários de que a igreja está precisando de reforma pois está deteriorada, mas achei ela muito bonita da forma como está. No mesmo comentário ouvi falar da réplica de uma gruta na entrada, mas não consegui ver.

Curiosamente ao lado desta igreja fica o Solar dos Neves, Construção muito bem cuidada, que continua sendo uma residencia, interessante pela estética de sua construção, que se não me engano data do Século XIX.

Verificamos que este imóvel, embora histórico está fechado ao público. Uma pena, pois poderia estar, juntamente com o Memorial ao Presidente Tancredo Neves, contando mais de sua história como politico.

Continuando nosso passeio, caminhando ainda pela mesma rua, encontramos mais um ponto turístico importante de São João Del Rei, nos mostrando que a cidade é carregada de história e de ricas atrações para se conhecer. O Museu de Arte Sacra de São João Del Rei - MAS.

Não visitamos o MAS, todavia tem fama de ser muito bom para quem tem curiosidade de conhecer um pouco de artes sacras. Muito interessante. Só que nosso orçamento não permitiu visita-lo.

Mais adiante, caminhando uns 5 minutos, chegamos a mais uma famosa igreja de São João de Del Rei, que nos deixou impressionados.

Estávamos diante da famosa Catedral de Nossa Senhora do Pilar, uma construção que se destaca por sua imponência.

Visitamos seu interior e ficamos muito com toda certeza muito impressionados com a beleza da arquitetura interna e com o fato de que não é proibido fotografar e que a entrada é gratuita. Obtivemos a informação depois de verificar que ela abre as 14hs para visitação turística.

Construída em 1721 onde havia onde havia uma capela, também é conhecida como Matriz de Senhora do Pilar.

Sua arquitetura surpreende até mesmo que conhece Ouro Preto e Tiradentes

Terminar nossa sequência de visitas na cidade de São João Del Rei MG num lugar como este é fechar o dia com chave de ouro. Foi um passeio que imaginávamos que seria muito chato, mas a cidade é linda e nos gerou muita curiosidade sobre a história, nos "obrigando" até pesquisar mais sobre detalhes históricos da cidade.

Retornando ao hotel e finalizando o nosso passeio, encontramos no trajeto mais um cartão postal. A ponte da Cadeia. Muito parecida com a Ponte do Rosário. Demonstrando ser algo característico da cidade histórica. Fiquei imaginando como era isso aqui nos tempos de Dom Pedro I, dos capatazes, do habitantes daquele tempo vendo isto como era naquela época.

Foi legal, rolou meio que uma viagem no tempo e isso nos compensou o esforço.

Mochileiros, como esta postagem já ficou longa vamos relatar o segundo dia na próxima postagem...

#ficaadica

Hotéis cogitados para esta viagem:

Pousada Solar Chiaini - 2 diárias - R$385,00-
Pousada Rotunda - 2 diárias - R$ 440,00 -

***Valores sem ter efetuado reserva previa.

Na próxima quarta-feira  o segundo dia em São João Del Rei e um passeio surpreendente. Confira!!!