DEPORTADOS DA ERA TRUMP CHEGAM A BH NO 1º VOO AO BRASIL

Primeiro voo de deportados da era Trump com destino ao Brasil chega a Belo Horizonte nesta sexta-feira


O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe nesta sexta-feira (24) o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos desde a posse do presidente Donald Trump. Ao todo, 158 pessoas estarão a bordo, sendo 88 delas brasileiras, conforme informações obtidas com o Itamaraty. O pouso está previsto para ocorrer no período da noite.

Essa é a segunda operação de deportação para Confins em 2025. O primeiro voo do ano, ocorrido em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do democrata Joe Biden, trouxe 100 pessoas. A nova operação reflete a mudança nas políticas migratórias dos Estados Unidos com a posse de Trump, que adotou medidas mais rígidas para controle de imigração.

Entre a noite de quinta-feira (23) e a manhã desta sexta, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, utilizou uma rede social para anunciar que, desde a posse do presidente republicano, 538 imigrantes ilegais de diferentes origens foram presos, incluindo suspeitos de terrorismo e pessoas com antecedentes criminais. Segundo Leavitt, “centenas de imigrantes ilegais já foram deportados em aeronaves militares”, destacando que os voos de deportação marcam o início de uma grande operação para conter a imigração ilegal.

Além das deportações, o governo Trump anunciou uma série de medidas no primeiro dia de mandato, incluindo o restabelecimento da política "Permaneça no México", a retomada da construção do muro na fronteira, o envio de forças armadas para áreas estratégicas e a suspensão de concessões de refúgio por quatro meses.

Essas ações marcam um endurecimento nas políticas migratórias dos Estados Unidos, afetando diretamente brasileiros que tentam entrar no país em busca de melhores condições de vida. A operação desta sexta-feira evidencia o impacto imediato dessas medidas e representa um desafio tanto para os deportados quanto para o Brasil, que precisa acolher e reintegrar esses cidadãos.

.

Postagens mais visitadas