O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER DE LEVAR PARA UMA VIAGEM | UaiSôMochilando Blog

O que você não pode esquecer de levar para uma viagem


Tem coisas que nos acompanham em todas as viagens, certo? Organizar os planos e arrumar a mala geralmente envolvem um checklist que se repete com frequência. E, para facilitar sua vida, trouxemos neste post o que você não pode esquecer de levar para uma viagem.

Aqui, você vai encontrar todos os itens básicos que precisam estar na sua preparação para o embarque. Claro que, alguns deles podem variar a depender do destino, época do ano e objetivo. Mas, no geral, ele vai te direcionar para você não esquecer do que é indispensável nas categorias do seu checklist.

Confira aqui o que é um checklist de viagem, suas categorias e como montar o seu!

Itens imprescindíveis para levar para uma viagem

Seja destinos nacionais ou internacionais, tudo começa com a organização. Por isso, confira abaixo os itens que obrigatoriamente precisam entrar nos planos de serem levados com você.

| Vestuário e acessórios

Roupas – incluindo partes de cima e de baixo, escolhidas de acordo com a qualidade de dias, a época do ano e a previsão do tempo, além de roupas de dormir;
Casaco – ao menos um, mesmo que você esteja viajando no verão, pois pode sentir frio durante a viagem; - ter uma blusa de frio, principalmente em viagens longas pode te salvar de vários perrengues com diferença de temperatura e em avião ou ônibus, devido ao ar-condicionado.
Roupas íntimas - leve sempre uma ou duas pelas para mais do que você usaria normalmente.
Meias; Calçados – incluindo os que você vai utilizar para sair, passear e o cômodo chinelo de borracha para usar no hotel, praia e piscina. - este é um ponto muito importante, verifique o que você vai fazer e leve sempre os calçados adequados.

| Material de higiene e medicamentos

Escova de dentes, fio dental e creme dental;  Shampoo; Condicionador; Perfume; Desodorante; Hidratante;  Protetor solar; Pente; Remédios para dor e febre, para enjoo e para desconfortos intestinais; Antialérgico; Curativo de penso rápido.

| Documentos e Dinheiro

Passaporte (viagens Internacionais), Carteira de Identidade e/ou CNH; 
Seguro viagem;
Cartão e dinheiro em espécie
Reservas de passagens e hospedagens.
Para viagens internacionais:
Visto ou autorização de viagem;
Comprovantes de recursos para a estadia;
Certificados de vacinas obrigatórias;
Receita para os medicamentos em inglês ou no idioma do destino;
Documentos referentes às regras de entrada exclusivas durante a recuperação da pandemia (certificado de imunização da Covid-19, atestado de recuperação e/ou ter um teste negativo realizado antes do embarque).

| Eletroeletrônicos e acessórios

Celular e carregador;
Fones de ouvido;
Notebook e carregador;
Adaptador de tomada.

___


Basicamente, três aspectos influenciam no que você vai precisar acrescentar nos planos: estação do ano, previsão do tempo e objetivo da viagem.

Se você está pensando em viajar no verão, inverno ou em meses de tempo ameno, precisa colocar na lista itens que vão te dar conforto e comodidade nestes períodos, principalmente em vestuário, acessórios e em produtos de cuidados com o corpo.

O mesmo vale para a previsão do tempo no período da sua estadia. Mesmo que você já tenha uma ideia de como estará o clima no período da viagem, é sempre bom conferir em detalhes na semana do embarque, se há alguma frente fria ou dias mais quentes.

Além disso, se sua viagem é a turismo, negócios ou estudos, pode ser que seu checklist também tenha alguns itens extras. 

Em relação a vestuário, os itens escolhidos podem ser determinados por cada ocasião e programação da viagem. 

Documentações específicos e outros aparelhos eletrônicos e seus acessórios também podem entrar nos planos.

O ideal mesmo, antes de montar seu checklist, é estudar seu destino e focar nestes aspectos que influenciam a experiência.

Se você irá realizar a viagem usando avião, é importante reforçar que boa parte dos itens essenciais devem estar na sua mala de mão. Por questões de segurança, comodidade e imprevistos, a maioria das coisas que são indispensáveis devem estar ao seu alcance.

Antes de mais nada, tudo aquilo que será necessário para o seu embarque e desembarque deve estar com você, sobretudo documentos. Eletrônicos também devem estar na sua bagagem de cabine ou como item pessoal para evitar danos e pela própria segurança dos itens de valor.

Em viagens nacionais e internacionais, por exemplo, a sua mala despachada pode extraviar – ainda que a gente nunca espere por este imprevisto. Então, opte por carregar o que importante e imprescindível com você.

Ademais, nessas ocasiões em que você pode passar algum tempo sem seus pertences, principalmente relacionados a vestuário, é importante que você tenha uma muda de roupas de emergência. Sempre leve na mala de mão algumas peças que não ocupam espaço caso seja necessário trocar ou você precise esperar um tempinho até ter sua bagagem completa em mãos.

| Considerações

Preparado para montar seu checklist sem esquecer do que é essencial para a viagem?

É importante ressaltar que, quanto melhor for sua organização, seja nos preparativos, roteiros e arrumação da mala, menores as chances de perrengue.

Se você estiver organizando sua próxima experiência, seja ela dentro ou fora do Brasil, não deixe de conferir outras dicas relacionadas a todas as etapas de viagem clicando aqui!

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!

Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!

--------------------------------------------------------
Fonte: Estevam Pelo Mundo
Data: 27/05/2022 -Milena Lopes
---------------------------------------------------------