COROA VERMELHA | UaiSôMochilando Blog

Por Junior de Carvalho


Considerada ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvarez Cabral quando chegou ao Brasil, Coroa Vermelha atrai turistas que chegam em busca de uma enseada tranquila, com piscinas naturais protegidas pelos recifes e areias brancas, além de muitas barracas.


Cenário também da primeira missa realizada em nossas terras, onde há o monumenro para indicação deste fato histórico, concentra hotéis, pousadas e lojinhas de artesanato produzido pelos índios pataxós, Fica a oito quilômetros do centro de Cabália.

O trajeto dura em torno de 40 minutos. Muitos taxitas e moradores fazem lotação, ou seja, eles fecham o mesmo valor do ônibus para te levar aos principais pontos da cidade. Para quem vai em turma acima de 3 pessoas, vale muito a pena.



A primeira vez que estive lá foi em 2013, no mês de setembro. Peguei maré boa e tive a sorte de encontrar uma barraca que não demorou a deixar de existir, que era a do Alemão. No ano seguinte, 2014, ele já não estava mais lá, porém jamais vou esquecer.

A Praia de Coroa Vermelha fica a aproximadamente 7km do centro de Cabrália. 
É a praia mais movimentada de "Cabralia", mas não tem salva-vidas. 
O ônibus que integra Porto Seguro eo centro de Cabrália, leva às praias de Apuã, Arakakaí e Lençóis, pela BR-367, onde gravamos, passando por Coroa Vermelha e indo até Porto Seguro.

A praia de Coroa Vermelha é excelente para o banho, com águas quentes e tranquilas. 

O ponto negativo é que as sombras naturais estão todas tomadas por mesas das várias barracas de praia, o que te obriga a consumir para usufruir do conforto da sombra.

Coroa Vermelha respira história. Distrito da cidade de Santa Cruz de Cabrália (nome dado devido a Cabral) foi o lugar onde se rezou a primeira missa no Brasil, pelo infante Dom Henrique. Lá tem uma cruz erguida nas comemorações dos 500 anos. 

Passeie um pouco pela vilazinha e chegue até os mares calmos de Coroa Vermelha. 

As barracas não tem tanta estrutura como em Taperapuã, mas não deixam a desejar, por este motivo escolhemos e indicamos o Colher de Pau, pois é o lugar com melhor estrutura na região.
A areia é suja por conta de galhos dos coqueiros, é praticamente uma vila de pescadores, mas vale a pena. 
A dica é apreciar a paisagem.  É muito bonita.

Em Coroa Vermelha há dois pontos turísticos importantes: 

1 - O local onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, em 1500, marcado por uma enorme cruz e pela pequena Capela Santa Cruz, construída nos séculos XV e XVI e trazida para o Brasil na esquadra de Pedro Álvares Cabral; 

2 - A Aldeia Indígena Pataxó, onde se encontram o Museu Indígena (com uma pequena exposição de fotos,utensílios e ferramentas indígenas) e a feira de artesanato pataxó (com várias barracas, não somente dos índios, que oferecem uma diversidade de peças artesanais, além de pimentas, camisetas, biquínis e souvenirs). 

Não canso de dizer: Vale a pena visitar!

--------------------------------------------------------
Texto: Junior de Carvalho - Instagram
Data: 06/04/2022
--------------------------------------------------------