ITA TRANSPORTES AÉREOS | UaiSôMochilando Blog

ITA – OFICIALMENTE A MAIS NOVA EMPRESA AÉREA DO BRASIL



A ITA tornou-se oficialmente a mais nova empresa aérea do Brasil. A outorga, última etapa da certificação para a empresa efetivamente voar, foi concedida após reunião da diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizada na última quinta-feira (20). A medida deverá ser publicada no Diário Oficial da União. A aprovação  da certificação ontem por parte da ANAC foi a última das cinco etapas do processo de obtenção do Certificado de Operadora Aéreo (COA) pela ITA. 

No início da semana, a ITA anunciou o início da venda de suas passagens aéreas. Juliana Molinari, uma das nossas colunistas, trouxe uma matéria a respeito. Vale a pena conferir.  




| A ITAPEMIRIM 

A Itapemirim consolidou-se como uma empresa de transporte rodoviário de passageiros brasileira ao longo de quase 68 anos anos de atuação no mercado. É, hoje, considerada como uma das mais tradicionais do ramo não somente no Brasil, bem como na América Latina. O grupo foi fundado em 4 de julho de 1953, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, pelo empresário Camilo Cola. Após a década de 60, a Itapemirim deu início a um plano de expansão lento e gradual, passando a atender também as regiões Norte e Nordeste. 

Já em 1998, o grupo lançou o Golden Service, serviço visando o conforto de um ônibus leito por uma tarifa econômica de um executivo. 

O sucesso foi imediato. Hoje, de acordo com a própria empresa, a Itapemirim transporta 3,2 milhões de passageiros por ano, sendo uma das líderes de mercado no Brasil. São mais de 2000 localidades pelo país, fazendo-se presente em 22 estados brasileiros e cobrindo 70% do território nacional. 


| Ita Linhas Aéreas

Esta não é a primeira vez que o grupo opera uma empresa aérea. Entre os anos de 1991 e 2000, a Itapemirim operou a Itapemirim Cargo, que chegou a ter 6 aviões do modelo Boeing 727.  Os voos se resumiam a operações cargueiras entre Viracopos e Manaus, assim como a rota Campinas/Rio-Galeão/Recife/Fortaleza. 


No transporte de passageiros, a empresa chegou a voar com a Itapemirim Regional, realizando voos entre São Paulo e o Rio de Janeiro com dois monomotores modelo Cessna Caravan, entre 1997 e 1998.

De volta ao setor aéreo, a empresa aposta alto em seus planos. 

A fórmula do sucesso, garante a empresa, será retomar ao padrão de serviço que era oferecido nas últimas décadas pelas rivais do setor. Com base nesta filosofia, a ITA começa sua a venda de bilhetes sem cobrança pela marcação de assento ou despacho de bagagens com até 23 kg. E esta regra veio para ficar. 

Em entrevista a revista Exame, Sidnei Piva, presidente do grupo Itapemirim foi categórico neste ponto: “não é só neste momento. É definitivo. Não vamos cobrar”, afirmou.

A ITA já conta com 500 funcionários e pretende contratar mais 2,5 mil até 2022. A empresa nasce em meio um dos piores momentos econômicos na história da aviação civil.



| Primeiras Rotas e Destinos 

A empresa tem seu primeiro voo comercial  programado para acontecer no dia 30 de junho. Neste primeiro momento, voará para os seguintes destinos: Belo Horizonte (Aeroporto de Confins); Brasília; Curitiba; Porto Alegre; Porto Seguro; Rio de Janeiro (Galeão); Salvador e São Paulo (Guarulhos). 

A partir de agosto, a empresa passa a atender também Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Natal e Recife.

A previsão é de que, até junho de 2022, a ITA sirva 35 destinos no Brasil e, a longo prazo, 110 localidades nacionais.

| Aeronaves

Os voos da ITA serão operados por aeronaves modelo Airbus A320, com capacidade para transportar até 162 passageiros. Isto resulta em 18 assentos a menos em relação à configuração máxima do modelo. 

As aeronaves da ITA foram configuradas para possibilitar mais espaço entre as poltronas. Assim, todos os assentos estão dentro dos padrões da categoria A do selo ANAC de conforto. 

Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, a depender do assento dentro da aeronave.

As aeronaves serão divididas em duas classes: ITA Class e Econômica, sem cobrança para a primeira bagagem de até 23 quilos (e uma adicional para a ITA Class). 

As passagens já podem ser compradas no site www.voeita.com.br, bem como em agências de viagens.