HOLAMBRA PROÍBE ÔNIBUS E VANS DE TURISMO | UaiSôMochilando Blog

Holambra proíbe entrada e permanência de ônibus e vans de turismo na cidade



Prefeitura registrou 70 excursões no último fim de semana e aglomerações em atrações e estabelecimentos. Diretora de Turismo defende que momento de atenção à saúde.

Holambra (SP) anunciou a proibição de entrada e permanência de ônibus e vans de fretamento turístico na cidade por tempo indeterminado. O decreto publicado nesta terça-feira (15) entrou em vigor em caráter imediato e visa conter o avanço da pandemia da Covid-19.

O município que integra o Circuito das Águas Paulista, chama atenção pela arquitetura holandesa e é polo turístico do setor de flores e plantas ornamentais já havia restringido o acesso de excursões, que só poderiam entrar na cidade com autorização prévia.

Segundo a prefeitura, no último sábado (12) e domingo (13) Holambra recebeu mais de 70 ônibus com visitantes de diversas regiões do Brasil, e houve registro de filas em atrações e estabelecimentos da cidade.


“Temos observado um aumento muito expressivo de excursões. De transporte coletivo de turistas à cidade. Esse é um formato que promove aglomerações antes mesmo de deixar a cidade de origem. E que coloca essas pessoas em risco. A proibição, portanto, é uma maneira de reforçar, nessa fase crítica da pandemia, a opção pelo turismo seguro. É um cuidado com as pessoas. Queremos bem quem escolhe a nossa estância para passeios e novas experiências...”

Alessandra Caratti,
diretora de Turismo e Cultura.


Segundo a diretora, o momento é de prioridade absoluta à saúde. "A restrição é uma tentativa de fazer com que as pessoas compreendam a gravidade e reduzam sua própria exposição à doença.”

De acordo com o IBGE, Holambra, distante 35 km de Campinas, tem 15,2 mil habitantes. Até esta terça, a prefeitura já havia confirmado 1.595 casos positivos de Covid-19 entre moradores e 11 mortes.