ERROS AO SE PREPARAR PARA MOCHILAR! - PARTE 4

Por: Junior de Carvalho



Continuando a série, falando sobre erros ao se preparar para mochilar. Entrando na 4ª parte sobre o assunto, vejam o que estamos tratando nessa séria...





6- Não ter tentado praticar o idioma local

Viajantes do mundo inteiro afirmam: “Tentar falar pelo menos as palavras básicas como olá, por favor e obrigado em outro idioma, abrem inúmeras oportunidades durante sua viagem”.


Claro que você não precisa ser fluente e nem estudar durante meses a língua de um país antes de visita-lo, mas ao menos se informe sobre essas palavras mágicas.

Na minha segunda viagem, que também foi para um país de língua espanhola, eu fui sozinho. Nem preciso falar que caso eu tivesse praticado ou pelo menos me interessado um pouco mais na primeira viagem, na segunda eu teria conseguido me comunicar muito melhor.

7- Não ter fotografado e feito vídeos como poderia

Faz pouco mais de um ano que comecei a me interessar por fotografia e vídeos. Antes disso, além de não gostar, não fazia muita questão de registrar os momentos das minhas viagens. Hoje, quando vejo o álbum do meu primeiro mochilão percebo que poderia ter mais lembranças dessa viagem que foi tão marcante para mim.

Algumas pessoas consideram o excesso de fotografia em uma viagem como um problema, principalmente se além de fotografar você publicar essas fotos constantemente nas redes sociais. Alegam que se você está tendo tempo para tirar tantas fotos é porque não está aproveitando como deveria. Questão de opinião.

Sinceramente hoje eu prefiro dedicar parte do meu tempo para fazer um registro legal da viagem, do que voltar para casa e perceber que não tirei as fotos que gostaria. Ah, e não me vem com aquele papo de que os momentos que são realmente inesquecíveis ficarão gravados na memória, pelo menos comigo isso não funciona. Acho muito improvável que daqui dez ou vinte anos eu me lembre de todas os lugares e pessoas incríveis que conheci sem ter um registro.