O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A AVIANCA BRASIL? | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho


Amigos Mochileiros, vocês têm nos perguntado muito sobre a situação da Avianca Brasil, e por isso vamos falar deste assunto aqui neste post.


Conforme dados fornecidos pela própria empresa a Anac, a companhia tem 8.646 voos programados até o final do ano, que serão cancelados se as operações da Avianca Brasil continuarem suspensas até lá. 

No dia 24, sexta passada, a Anac vetou todos os voos da empresa até que ela possa atestar a capacidade de manter com segurança suas atividades e no mesmo dia, os comissários e pilotos da empresa fizeram greve nos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, alegando que não estão recebendo os salários e nem o FGTS. 


Dia 27, a companhia cancelou 200 voos. Com a ajuda das outras companhias, a Avianca Brasil está remanejando os passageiros.

Apensar de ser atualmente a quarta maior companhia do país, em dezembro de 2018, a empresa entrou em recuperação judicial, e desde então, suspendeu suas operações em alguns aeroportos do país, além de cancelar milhares de voos, seguindo com suas atividades bem reduzidas e concentradas apenas nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Brasília e Salvador.

Os credores da empresa aprovaram um plano de recuperação judicial em abril deste ano. 

A proposta prevê a divisão da empresa em sete unidades produtivas isoladas (UPI).

No dia 7 desse mês haveria um leilão com parte dos ativos da companhia, mas foi suspenso por determinação da Justiça e a Avianca Brasil recorreu da decisão. E as companhias Latam, Gol e Azul já mostraram interesse e já estavam credenciadas para a disputa. Elas desejam, principalmente, as autorizações de pouso e decolagem.

A companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, chegou a fazer duas propostas: 1 – Em março deste ano, ofereceu 105 milhões de dólares para comprar parte das operações, mas no mês seguinte informou a desistência, alegando que Gol e Latam estavam agindo para evitar a concorrência da ponte aérea mais cobiçada do país, Rio-São Paulo. 2 – Apresentada agora em maio, a companhia pediu um novo processo competitivo, propondo uma nova UPI pelo valor mínimo de 145 milhões dólares. Mas a Avianca Brasil negou proposta de compra da Azul.

Então, meus amigos, se você já tem uma passagem da Avianca Brasil comprada, nosso conselho é que o mais rápido possível, entre em contato com a companhia para ver as soluções que ela está oferecendo. Fique atento aos seus direitos!