AS MARAVILHAS HISTÓRICAS DE SABARÁ, MG

HOJE, VENHA DESCCOBRIR COM A GENTE AS MARAVILHAS HISTÓRICAS DE SABARÁ, MG


Fala Galera Mochileira, partimos de Betim com destino a Sabará, uma jornada que se revelou repleta de surpresas e descobertas, proporcionando uma fuga memorável da rotina urbana. O Terminal Israel Pinheiro (Tergip) nos acolheu para o início desta aventura, embarcando no ônibus da linha 4987 - Serviço Executivo, com passagem acessível a 9,70 reais.

O percurso nos presenteou com um trajeto com lindas vistas  enquanto atravessávamos o caminho até Sabará, uma cidade enraizada na história mineira. O tempo de viagem de ida e volta foi uma oportunidade para admirar as paisagens e antecipar as experiências que nos aguardavam.

Ao chegarmos, nos deparamos com um patrimônio cultural que se desdobrava diante de nossos olhos, com detalhes que refletem a riqueza histórica de Sabará.

Igreja Nossa Senhora do Rosário: Arquitetura Barroca que Encanta

A majestosa Igreja Nossa Senhora do Rosário, com sua arquitetura barroca impressionante, nos transportou para séculos passados.


A irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi fundada, em Sabará, no ano de 1713, poucos anos após o estabelecimento do arraial. Neste ano foi construída uma pequena capela de taipa, que se supunha provisória. Em 1757, a irmandade recebeu terrenos adjacentes à capela para construir uma igreja de grande porte, obra que se iniciou em 1767. A capela foi mantida durante as obras da igreja se iniciaram ao seu redor, com o plano de que, uma vez construída a igreja, a capela interna seria desfeita.A obra foi iniciada e interrompida diversas vezes, geralmente por falta de recursos. Os trabalhos foram reiniciados em 1798, 1805, 1819 e, pela última vez, em 1856. Deste período até 1878 foram empreendidos esforços no sentido de finalizar a obra; no entanto, com os eventos que resultaram na publicação da Lei Áurea, o público negro passou a dispersar-se no território e a frequência da igreja e, portanto, os recursos para sua finalização, se tornaram escassos.


Museu do Ouro: Tesouros que Contam Histórias

No Museu do Ouro, exploramos as riquezas da mineração, com exposições detalhadas sobre a extração do ouro e a vida na região colonial. As peças em exposição revelam não apenas a abundância mineral, mas também a vida cotidiana e as influências culturais da época.


A Casa de Fundição de Sabará entrou em funcionamento em julho de 1734. Entretanto, já no ano seguinte a Coroa Portuguesa adotou novo sistema de cobrança do Real Quinto, conhecido por Capitação, e as Casas de Fundição foram extintas. Criaram-se, então, nas vilas sedes de Comarca, as Intendências do Ouro. Estabelecida por Carta Régia datada de 28 de janeiro de 1736, a Casa da Real Intendência do Ouro de Sabará era uma das mais importantes da região das Minas Gerais devido à sua área de abrangência e volume de produção de ouro. Funcionou de forma autônoma, até 1750, quando nova reestruturação administrativa recriou as antigas casas de fundição, integrando-se a elas as já existentes intendências.

O restabelecimento da Casa de Fundição de Sabará aconteceu por intermédio de Ofício datado de 21 de julho de 1751, porém, devido ao precário estado de conservação da construção, foram solicitadas providências para a sua reforma. Diante da situação, a Carta Régia de 1º de agosto de 1751 determinou a reedificação do prédio, assim como a vinda, da cidade do Rio de Janeiro, de material e equipamentos para seu funcionamento. Como resultado dessas intervenções, é possível que a edificação tenha adquirido as suas características arquitetônicas atuais, tornando-se um sobrado, ficando o primeiro pavimento ocupado pelas instalações administrativas e o segundo utilizado como residência dos intendentes, ganhando, com isso, seus elementos decorativos internos, como os forros de madeira apainelados dos tetos das salas.

Em meados do século XIX, todas as casas de intendência e fundição já haviam paralisado as suas atividades, sendo a de Sabará extinta no ano de 1830. Porém, a abolição formal desses estabelecimentos só iria ocorrer por lei em 25 de outubro de 1832, já durante o Segundo Reinado. Com o término das suas atividades administrativas, a construção foi levada a leilão em 1840, sendo arrematada pelo Comendador Séptimo da Paula Rocha, que passou a utilizá-la como sua residência, instalando também no local uma escola.

O prédio, tombado como Patrimônio Nacional, em 28 de junho de 1950, tem sua estrutura arquitetônica constituída por vigas de sustentação e armações do telhado, em madeira; telhas coloniais, em cerâmica; paredes em taipa de mão ou pau-a-pique, com revestimento em tijolos e massa de adobe e pintura em cal virgem, com acabamento em tinta a óleo nas estruturas das portas, janelas, sacadas e beirais.


Chafariz de São Francisco: Relíquia Arquitetônica em Praça Histórica


O Chafariz de São Francisco, localizado em uma praça histórica, é uma relíquia arquitetônica que nos transportou para um Sabará de tempos idos. A delicadeza da escultura e a atmosfera tranquila da praça proporcionaram um momento de contemplação e conexão com o passado.


De uma nascente do Morro de São Francisco vem a água límpida que abastece o mais famoso chafariz de Sabará, que desde 1757 abastece a cidade. Seus construtores foram João Duarte e José de Souza. Possui fachada com vestígios das armas portuguesas, arrancadas do monumento por ocasião da independência.

Sabará, com sua riqueza cultural e histórica, se revelou como um destino que vai além das expectativas. A bordo da linha 4987, mergulhamos em suas histórias, descobrindo que, mesmo tão próximo da agitação da cidade, esse refúgio preserva uma essência única. Uma escapada que, sem dúvida, deixou uma marca indelével em nossa jornada mochileira.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!

--------------------------------------------------------
Por: Gerson Pereira Torres
21/02/2024 11h21 Mochilando Pelas Gerias
--------------------------------------------------------