SEM A 123 MILHAS, AÉREAS PARAM DE SUBIR PREÇOS

Sem 123milhas, aéreas deixam de subir preços de passagens para alta estação

123milhas- Crise na entrega de passagens comercializadas. - Divulgação


A grande lição é que após problemas na operadora de pacotes em hotéis Hurb e na 123milhas, fica cada vez mais clara a importância de contratar serviços de companhias reconhecidamente sérias.

Certamente, nenhuma das três grandes companhias aéreas que lideram o mercado no Brasil vai dizer isso. Mas quem andou pesquisando preços de passagens nos sites da Gol, Azul e LATAM já pode observar que os preços pararam de subir para o período da alta temporada que vai de novembro a fevereiro do próximo ano.

E o motivo dessa redução de pressão tem um nome: 123milhas que praticamente saiu do mercado e deixou de pressionar os sistemas de buscas das companhias que adoram um sistema global onde à medida que o passageiro procurar um voo ele vai aumentando os preços baseado na velha Lei da Oferta de Procura.

O que está acontecendo é bem simples: a 123milhas não está mais pressionando os sistemas. Pelo seu grande volume de negócios, a busca de seus computadores por milhares de voos ao longo do dia acabava pressionando o algoritmo das empresas aéreas que "entendiam" que havia uma grande demanda e automaticamente ia subindo os preços.

Sem o algoritmo da 123milhas, o sistema passou a funcionar com a demanda real. E na ponta, isso acaba mantendo os preços em níveis normais. Não signficia que não vão subir, mas agora a 123milhas não pressiona a busca por destinos artificilamente.

Isso não quer dizer que os preços das passagens vão baixar na ponta. Mas agora eles não sofrem a pressão dos robôs da 123milhas procurando fortemente por tarifas e cotando preços para alocar seus clientes e pagando com milhas.

A saída da 123milhas do mercado de venda de passagens online vai ajudar a que as aéreas vendem mais passagens recebendo em dinheiro e não em milhas próximas do vencimento. E o resultado disso é que os voos da alta estação não sofreram a forte concorrência de passageiros voando com milhas.

Aeronaves da Latam voaram mais para o Nordeste do Brasil. - Divulgação


Azul e TAM com mais voos

Durante a alta temporada de verão, a Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, contará com 2.705 voos extras, sendo 1.142 dedicados à Azul Viagens, a operadora de Turismo da companhia.

O Nordeste será o grande destaque, com 52% dos voos extras, ao todo serão 1.419 para cidades da região, entre 15 de dezembro de 2023 e 4 de fevereiro de 2024.

E não é coincidência que a empresa esteja informando que os clientes podem aproveitar e utilizar os pontos acumulados do Programa de Milhas da Azul para comprar passagens, contar com facilidades, ou realizar o upgrade de sua passagem.

É possível utilizar o serviço “Tarifa Congelada”, que permite que o Cliente faça emissões de bilhetes mesmo sem ter o saldo necessário em conta, garantindo o valor da tarifa escolhida por um determinado período, que varia de 48 horas a 11 meses.

O Nordeste também está nos planos da LATAM voa para, em 2023, bater seu recorde de 55 destinos nacionais e, somente nos últimos dois anos, abriu 11 novos destinos no Brasil, sendo 4 deles localizados no Nordeste: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE).

Este ano, a LATAM também ampliou o seu codeshare com a VoePass, viabilizando a venda de passagens aéreas para pelo menos mais 16 destinos nacionais, sendo que 7 deles também estão localizados no Nordeste: Aracati (CE), Fernando de Noronha (PE), Feira de Santana (BA), Barreiras (BA), Valença (BA), Paulo Afonso (BA), Teixeira de Freitas (BA), Lençóis (BA).

Nos últimos anos, entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro a GOL atingiu sua maior capacidade operando uma média de 760 decolagens por dia, com a inclusão de 60 novas rotas. No total, são 85 bases da Gol, 250 rotas e mais de 8 milhões de assentos oferecidos.


A GOL alem de sua malha para o Nordeste ampliou o serviços de negociação de milhas deposi da saida da 123milhas atraves da PaGol. - Divulgação


GOL aposta na America Latina

Este ano, a GOL vai aumentar as suas operações entre o Rio de Janeiro e Montevidéu durante a alta temporada e a partir de 16 de dezembro a companhia vai operar com quatro frequências semanais entre as duas cidades. Ela ainda vai aumentar as suas operações entre o Rio de Janeiro e Montevidéu durante a alta temporada.

A partir do dia 3 de janeiro de 2024 até março do mesmo ano, a Gol oferece voos entre Navegantes, Santa Catarina, e Buenos Aires, na Argentina. Em um primeiro momento serão oferecidas cinco frequências semanais, reduzindo para três por semana entre os dias 18 de fevereiro e 30 de março. a partir de 3 de janeiro de 2024, passará a oferecer cinco frequências semanais entre Buenos Aires/Ezeiza e Navegantes/Balneário Camboriú (NVT), no litoral norte de Santa Catarina.

Tudo isso tem a ver com a saída da 123milhas que pressionava o mercado especialmente de passagens individuais. Como a empresa oferecia passagens com preços de até 50% mais barato e nos últimos dois anos pacotes completos as companhias eram surpreendidas pelas necessidade de entrega de assentos pagos com milhagem.

Elas não divulgam o quando a 123milhas preenchia suas rotas, mas no mercado se sabe que esses números estavam crescendo muito. Algumas empresas limitam essa ocupação porque uma passagem entregue por milhagem é menos uma passagem vendida em reais.

De qualquer forma, já se sabe que se os preços não vão baixar, pelo menos pararam de subir ou vão subir na medida em que os passageiros vai comprar suas passagens ou pelas agências tradicionais ou direto nos sites das empresas, inclusive aproveitando aceitando as milhas que elas próprias entregaram aos seus clientes nos programas de fidelidade.

O fato da 123milhas praticamente sair do mercado de vendas de passagens pagas com milhas devido à falta de confiança na empresa não quer dizer que o mercado foi extinto. As companhias menores estão investindo mais em publicidade antes que o Congresso aprove uma lei que regulamente esse tipo de negócio, esperado para as próximas semanas.

A grande lição é que após problemas na operadora de pacotes em hotéis Hurb e na 123milhas, fica cada vez mais clara a importância de contratar serviços de companhias reconhecidamente viáveis do ponto de vista financeiro.

Aéreas reocupam mercado

E as aéreas não estão paradas. Discretamente entrou no mercado a empresa A PaGol composta por acionistas que são controladores das marcas Gol, Smiles e Comporte S.A, a PaGol que oferece serviços negociando milhares em produtos como o Turbo Milhas, a Compra de Milhas e o Saldo Gera Milhas.

Este mês ela lançou uma promoção (nos dias 4 e 5) dando até 58% de desconto na compra de milhas realizada dentro do aplicativo e ganhando até 100% de bônus Smiles. A PaGOL é um empresa que atua na compra de milhas voltada para o assinante Clube Smiles que pode ter garantido 100% de bônus Smiles. Na compra de milhas na Pa Gol é possível o parcelamento em até 6x sem juros, mas o resgate é apenas para o Smiles da GOL.

Quem está reclamando são as plataformas de mídia. A 123milhas foi o maior anunciante do Brasil em 2021 e em 2022 ficou na 2ª colocação, à frente de empresas tradicionais como Unilever, Samsung e Magazine Luiza. Ano passado, a 123milhas investiu um total de R$1,18 bilhão em espaços publicitários nos veículos brasileiros. Segundo o jornal especializado Meio & Mensagem, em parceria com a Kantar Ibope Media.

A grande beneficiária da Recuperação Judicial da 123milhas foi a CVC que apesar das dificuldades teve sua marca valorizada entre os clientes por ser uma empresa que tem endereços físicos e tradição no mercado.

Embora a CVC já esteja colhendo frutos com menos concorrentes, o mercado não deixou de ser competitivo.

A empresa BeFly desponta no setor, uma operação que surgiu em 2021 pela junção das marcas Belvitur e Flytour, se identificando como a maior empresa de turismo com capital fechado da América Latina, com mais de 700 mil passageiros embarcados mensalmente.

Ela é mais conhecida no mercado pelas viagens corporativas, a concorrente consegue sair do nicho B2B ampliando seu ecossistema de vendas ao turismo pessoal, principal foco da CVC.

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Até o próximo post!

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Creditos / Fonte UOL
Fernando Castilho  11/09/2023 às 8:28
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