TENDÊNCIAS DE DESTINOS PARA OS VIAJANTES EM 2023

Neste post, trataremos de quais são os destinos em tendência no ano de 2023.


Quais são as tendências de viagem para 2023, e quais são as sugestões de destinos para conhecer neste ano.

Destinos famosos e com pontos turísticos de destaque sempre serão buscados pelos turistas em qualquer ano, no entanto, cada vez mais, algumas tendências de viagem mostram algumas mudanças nos interesses e objetivos das pessoas, que vão além da popularidade de um lugar. 

Trouxemos nesse post o que tende a influenciar e motivar as pessoas a viajarem em 2023 com sugestões do que pode ser visitado de acordo com cada foco.

Usamos como base um relatório de insights do Booking, uma plataforma que sempre indicamos aqui no site para suas reservas de hospedagem, para trazer algumas previsões sobre as viagens neste ano.

Nos adaptando às mudanças do mundo e da sociedade, estamos despertando uma curiosidade maior sobre as opções de explorar o planeta e vamos mostrar abaixo os principais direcionamentos para buscar destinos!

| Tendências de viagem em 2023

Experiências imersivas na natureza

Se interessar por cachoeiras, trilhas e experiências de turismo de aventura já tem sido popular, mas o desejo de experimentar mais do que os atrativos em meio à natureza tem aumentado.

Fazer campings, se isolar na natureza, sobreviver apenas com o básico por alguns dias e ser autossuficiente são algumas características que têm sido buscadas com frequência. Assim, as experiências que abrem mão de certo luxo para priorizar a desconexão dos hábitos, da agitação e da rotina são a primeira tendência.

Alguns lugares onde é possível fazer esse tipo de viagem são: Chapada dos Veadeiros; Chapada Diamantina; Jalapão; Amazônia; Equador; Bolívia; Colômbia.

Escolhas pautadas em experiências virtuais

Usamos a internet e o mundo digital para praticamente tudo na hora de planejar e reservar uma viagem. No entanto, quanto mais detalhes e mais fiel o contato virtual com um lugar, mais o interesse e desejo em visitá-lo pessoalmente se desperta.

O uso da tecnologia para explorar lugares intensificarão o desejo de ver e sentir na realidade alguns estímulos que experiências no online e no metaverso instigaram sobre o “experimente antes de comprar”. Museus e pontos turísticos famosos com tours virtuais e imersões completas em um ambiente ou localidade são uma tendência.

Sair da zona de conforto para explorar aquilo que não é tão popular e altamente turístico está cada vez mais comum. As pessoas estão se interessando mais sobre a curiosidade de algo novo, de novas conexões e de experiências totalmente fora do esperado. Por isso, lugares que dão certo choque cultural ou que não estão nas nossas expectativas estão sendo mais buscados.

Enquanto a grande modernidade pode ser um ponto que traz comodidade para as viagens, uma tendência para 2023 é que a busca pelo retrô será muito maior. Também com uma perspectiva de desaceleração e fuga, a procura por destinos com características que remetem a anos atrás tem tido alto interesse.

O relatório sugere as “escapadas nostálgicas” como localidades relacionadas a antigas memórias afetivas, históricas, de contato com experiências do passado e de alguns dias fora de cidades altamente relacionadas com o mundo tecnológico.

Viagens de autoconhecimento, relaxamento e experiências como meditação, busca pelo silêncio e alternativas com influência medicinal também possuem uma alta tendência de busca.

Conhecer lugares novos e imergir em lugares que ofertem esses benefícios estão sendo vistos como possibilidades de tratar sintomas de estresse, ansiedade, cansaço e outros aspectos que desgastam o organismo, principalmente pela rotina, são outra tendência para o presente e futuro.

O “trabalho de qualquer lugar” está cada vez mais popular e, ainda que a maioria das pessoas prefira viajar em momentos que estão sem obrigações de trabalho (como férias e feriados), há muita gente querendo equilibrar as atividades profissionais e as viagens simultaneamente.

Seja viajando pela própria empresa ou levando o trabalho consigo numa espécie de “anywhere office”, as pessoas estão criando uma tendência de quererem explorar o mundo a todo momento e não apenas esperar pelas folgas.

Montar o roteiro dos sonhos é importante, mas montar os planos de forma estratégica e econômica também é fundamental e, cada vez mais, uma prioridade.

Orçamentos com maior rigor e detalhamento, busca pelo melhor custo-benefício e possibilidades de ter benefícios e vantagens usando conhecimento aprofundado nas ferramentas de viagem são uma tendência para 2023. Segundo o levantamento de dados do Booking, as pessoas buscam a antecedência e a preparação para conseguirem viagens mais longas, baratas e que podem ser melhor aproveitadas.

Nesse caso, não há sugestões específicas, pois todo destino pode ter um plano financeiramente inteligente. Uma das possibilidades para isso, por exemplo, é montando estratégias de milhas para usar os acúmulos e ter melhores experiências sem precisar gastar muito.

Faça acúmulos ao menor custo, transferências com bônus e investimentos vantajosos nos pontos para conseguir o melhor custo-benefício em passagens e hospedagens.

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de dicas, e muito mais!

Até o próximo post!

--------------------------------------------------------
Fonte:  Milena Lopes / Estevam Pelo Mundo
Data: 16/01/2023
--------------------------------------------------------