ALTERNATIVAS PARA NÃO PAGAR PELA BAGAGEM DESPACHADA



Quem gosta de otimizar as viagens costuma evitar as malas que não podem ser levadas na cabine do avião. No entanto, em algumas experiências, é inevitável precisar mais espaço ou mais pertences. Para te ajudar a não pagar bagagem despachada, este post vai indicar como você pode evitar esta taxa ou gastar menos por este serviço.

Aqui no Brasil, o transporte de malas nos porões das aeronaves é pago. Ainda que você compre uma passagem de classe econômica com a bagagem despachada incluída (comum nos voos nacionais), certamente ela será mais cara que a opção do bilhete que permite levar apenas a mala de mão.

Os programas de fidelidade das companhias aéreas costumam oferecer benefícios para seus passageiros frequentes. Para categorizar o nível de comprometimento em viajar e utilizar os serviços da empresa, os status são usados para definir a quantidade de vantagens ofertadas.

Normalmente, a possibilidade de não pagar bagagem despachada é um dos benefícios mais comuns, desde as primeiras categorias alcançadas. Logo, se você tem o hábito de voar com uma mesma empresa, talvez seja interessante investir no objetivo de ganhar um status e usufruir da gratuidade da mala de porão.

De forma semelhante aos programas de fidelidade, alcançar status em alianças aéreas também costuma incluir o direito a bagagem despachada.

Normalmente, ao conquistar um bom status em uma companhia aérea que integra uma aliança, você automaticamente consegue também o status dentro do grupo.

O benefício disso é que ser um cliente fidelidade em uma aliança permite que você usufrua de várias vantagens com todas as empresas vinculadas. Ou seja, se você tiver o benefício da bagagem despachada incluída no status, poderá usá-la ao viajar com qualquer companhia aérea do grupo.

| Usar milhas

Quando se fala em pagar bagagem despachada, não significa que esse custo precisa ser em dinheiro. Um viajante que fabrica milhas sem custo ou a valores bem baixos sairá em vantagem quando precisar levar malas no porão do avião.

Muitas companhias aéreas permitem que você acrescente este serviço na sua passagem e pague por eles através dos pontos. Assim, você não precisa investir dinheiro propriamente dito para despachar as bagagens.

A compra da reserva das malas de porão com milhas pode ser feita no momento de aquisição da passagem ou gerenciando ela antes do embarque no site ou aplicativo da empresa.

As melhores categorias de cabine costumam incluir bagagens despachadas. Claro que, com os valores normalmente altos que são cobrados nas passagens de Executa ou Primeira Classe, as malas de porão já fazem parte do custo da reserva.

No entanto, mais do que usar milhas para acrescentar o serviço em uma passagem (como citado anteriormente), você pode acumular pontos suficiente para já emitir um bilhete que inclua as malas despachadas.

Assim, você pagará bem menos pela viagem em uma classe melhor da aeronave e já terá o serviço de bagagem despachada atribuído. Basta fazer um bom acúmulo de milhas para conseguir compensar o valor que você pagaria em dinheiro.


As alternativas acima envolvem investimentos e estratégias para que você possa usufruir do benefício de não pagar pelas bagagens despachadas. Se você ainda vai começar a se preparar para aproveitar as opções apresentadas, talvez tenha que pagar pelas malas de porão por enquanto.

Uma recomendação, caso você precise deste serviço na sua próxima viagem, é que você adicione a mala despachada como um serviço na sua passagem antes da data da viagem.

Até o próximo post!

Aproveite e se inscreve no nosso canal do Youtube e no nosso Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!


--------------------------------------------------------
Fonte: Estevam Pelo Mundo
Data: 25/08/2022 - Milena Lopes
---------------------------------------------------------